O que é investimento LCD e como funciona na prática?
Especialista em finanças Luciana Ikedo traz no vídeo todas as particularidades e benefícios desse novo investimento
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou recentemente a criação de um novo título de renda fixa, a Letra de Crédito do Desenvolvimento (PL 6235/2023). Esta proposta segue agora para sanção presidencial e introduz uma nova oportunidade para investidores.
As Letras de Crédito do Desenvolvimento (LCDs) serão isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas. Funcionando de maneira similar às Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e às Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), as LCDs serão emitidas exclusivamente por bancos de desenvolvimento.
Enquanto as LCIs e LCAs direcionam recursos para os setores imobiliário e agronegócio, respectivamente, as LCDs terão como foco investimentos em infraestrutura, indústria, inovação e no suporte a micro, pequenas e médias empresas.
Uma característica das LCDs é a implementação de métricas de desempenho para monitorar e avaliar os impactos das isenções fiscais na geração de benefícios sociais. Esta medida visa garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
Para explicar mais sobre o funcionamento das LCDs e as vantagens que esse novo título de renda fixa pode oferecer, a especialista em finanças e autora do livro "Vida Financeira - Descomplicando, economizando e investindo", Luciana Ikedo, traz no vídeo todas as particularidades e benefícios desse novo investimento.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.