Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é o Drex, anunciado pelo BC? Veja perguntas e respostas sobre a nova moeda digital

Versão virtual do real terá paridade fixa com a moeda e poderá ser usada em serviços financeiros

7 ago 2023 - 19h28
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira, 7, o nome oficial da versão digital do real, que será chamado de Drex. Embora a moeda virtual ainda não tenha sido lançada oficialmente, a instituição aposta em um sucesso parecido com o do sistema de transferências Pix.

BRASILIA DF 13/04/2020 ECONOMIA NEGOCIOS LINK BANCO CENTRAL Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967 FOTO Marcello Casal JrAgência Brasil
BRASILIA DF 13/04/2020 ECONOMIA NEGOCIOS LINK BANCO CENTRAL Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967 FOTO Marcello Casal JrAgência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

Confira perguntas e respostas sobre o Drex.

Qual será o 'câmbio' com as notas físicas?

A paridade permanecerá sempre de um para um, ou seja, cada real digital terá o mesmo valor de um real físico.

Como a nova moeda poderá ser utilizada?

O Drex terá a tecnologia blockchain, ou seja, uma série de códigos armazenada em diferentes computadores que garantirá a posse do dono em sua carteira. Segundo o coordenador da iniciativa no BC, Fabio Araújo, a vantagem do real digital é que ele vai diminuir os intermediários nas transações virtuais.

"Não precisa mais ter advogado. Tem um pedaço de código garantindo que os valores estão de acordo com o que foi registrado no contrato. Baixa muito o custo", disse.

O Drex é também uma criptomoeda?

Apesar de ser digital e utilizar a tecnologia blockchain, o Drex não terá o mesmo funcionamento do Bitcoin ou do Ethereum, por ter uma "produção" centralizada pelo Banco Central brasileiro e ter paridade fixa com uma moeda física.

O uso do real digital terá custos?

Segundo Fabio Araújo, o Drex terá custos para ser utilizado em serviços financeiros — porém menor do que os existentes hoje em dia.

Outros países também planejam lançar versões digitais de suas moedas?

Em pouco mais de três anos, o número de bancos centrais que estudam a criação de suas próprias moedas digitais saltou de 35 para 130, segundo o Atlantic Council. Os países que estão discutindo a emissão das moedas digitais são responsáveis por 98% do PIB global. Entre eles, 42 estão em fase de pesquisa, 32 em fase de desenvolvimento, 21 lançaram pilotos e 11 já possuem versões finalizadas.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade