Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que eles falaram? Principais pontos do debate sobre a economia 

Veja um resumo do que se falou sobre economia no debate eleitoral da Globo

30 set 2022 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Globo / Divulgação

O último debate antes das eleições teve muitas discussões, muitos pedidos de resposta e algumas exposições de propostas. Veja quais foram algumas das afirmações dos candidatos em temas relacionados à economia e distribuição de recursos no próximo governo. 

Agro e Meio Ambiente

No segundo bloco as perguntas eram feitas em cima de assuntos sorteados pelo mediador William Bonner. O candidato Jair Bolsonaro escolheu perguntar para Simone Tebet. A candidata criticou o governo atual na questão da preservação do meio ambiente e falou que a falta de chuvas está deixando os alimentos mais caros, em decorrência do aquecimento global. Já Bolsonaro disse que grande parte da Amazônia está preservada. 

Outra interação sobre o tema foi entre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e Simone Tebet. Tebet defendeu desmatamento ilegal zero, e a integração entre agro e defesa do meio ambiente. Ela afirmou que o setor do agronegócio teve prejuízo de bilhões nos últimos anos por causa do aquecimento global.  

Em outro momento, Lula perguntou para Ciro Gomes sobre agricultura. Ciro argumentou que em seu projeto de governo há a proposta de zoneamento ecológico. Lula comentou que a grande riqueza da Amazônia é a biodiversidade e falou contra o desmatamento e ocupação ilegal e garimpo. Nessa interação, Lula anunciou que criará um Ministério dos Povos Originários. 

Reformas na economia 

No Terceiro bloco do debate, Bolsonaro perguntou para Felipe D'Avila sobre medidas econômicas de governos de esquerda. D’Ávila defendeu que ainda é preciso avançar com as reformas tributária e trabalhista. Bolsonaro lembrou que sua gestão fez a redução de impostos para combustíveis, uma medida para aquecer a economia. 

Orçamento Secreto 

Em pergunta sobre a relação com o Congresso, Bolsonaro disse que vetou o orçamento secreto, mas que o dispositivo é determinado pelo Congresso. 

Ciro Gomes disse que o orçamento secreto é um escândalo de corrupção, e Bolsonaro respondeu que não tem nenhuma ascendência sobre o orçamento secreto.

Cultura

Lula perguntou a Ciro sobre Cultura. Ciro disse que restauraria o Ministério da Cultura e mencionou que a Lei Rouanet concentra recursos em SP e RJ, por isso ele quer tomar medidas para reduzir essa concentração. Lula também defendeu que irá recuperar o Ministério da Cultura, se for eleito.

Democracia

Soraya Thronicke perguntou para Bolsonaro se ele daria um golpe. O candidato não respondeu à pergunta e insinuou que ela virou antagonista do Governo por não receber cargos em seu governo. Thronicke afirmou que recebeu sim dois cargos. 

Privatizações

Simone Tebet perguntou para Lula sobre economia, especificamente sobre privatização de estatais deficitárias. Lula mencionou pontos econômicos de seu governo, com destaque para a reserva monetária e investimentos em obras de infraestrutura. A candidata explicou que sua proposta inclui a privatização das estatais. Lula disse que estatais deficitárias não devem existir e que vai investir nas principais estatais. 

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade