O que fazer com o 13º: gastar, guardar ou pagar dívidas?
Educadora financeira Bruna Allemann ensina a melhor maneira de usá-lo
Esse é um dos mometos mais aguardados do ano: o recebimento do 13º salário, uma gratificação de fim de ano com o valor equivalente ao de uma remuneração mensal do trabalhador. O valor é pago em duas parcelas, a primeira entre fevereiro e novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Mas, afinal, o que fazer quando se recebe o 13º?
“Divida seu 13° salário em três, pague suas dívidas, guarde para seus investimentos e se beneficie deste dinheiro extra”, diz sem meias palavras Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, fintech de renegociação de dívidas. “Nem tudo é isso ou aquilo, faça ele valer mais. Multiplique as opções do que você pode fazer com esse dinheiro.”
A própria especialista enumera 5 coisas que você pode fazer com seu 13º.
1. Priorize as contas a serem pagas
“Dê prioridade para o pagamento de contas. No começo do ano, somam-se às contas de consumo faturas de IPVA e IPTU, por exemplo. Dependendo da conta, a inadimplência gera cortes do fornecimento do serviço e o nome do devedor é incluído nos serviços de proteção ao crédito”, aconselha Bruna.
2. Evite gastos desnecessários
“O fim de ano é uma das épocas que naturalmente mais se gasta, o 13º pode ser seu aliado, mas tenha em mente que ele acaba e as contas chegam, compre com consciência e sem excessos, se for às compras se pergunte se realmente é necessário gastar com aquilo”, diz ela.
3. Invista
“Quando se fala em guardar dinheiro, pensamos em poupança. Hoje, o mercado oferece várias formas seguras para o seu dinheiro render a longo prazo, com um retorno muito melhor que o da poupança, que é de apenas 4,5% ao ano. Pesquise formas para investir com maior rentabilidade, como Tesouro Direto, CDBs ou fundos de investimento.”
4. Monte um planejamento para o próximo ano
“Para começar o ano com o pé direito, liste todas as despesas extras e dívidas a serem pagas para o próximo ano, programe-se para pagá-las nas datas corretas, evitando situações de inadimplência.”
5. Presenteie-se
“O 13º salário também pode ser usado para realizar seus desejos, como trocar de celular, comprar uma televisão nova ou viajar. Isso é possível, com o cuidado de não se afogar nas parcelas e nem ultrapassar o limite do seu bolso”, finaliza Bruna.