Onde investir com a alta na Selic? Veja opções de renda fixa
Nesta quarta-feira (18), a taxa Selic foi elevada em 25 pontos-base, para 10,75%, após três meses de estabilidade. Diante do novo cenário, confira a seguir quais são as melhores opções de investimento segundo analistas.
Luiz Rogé, economista, gestor de investimentos e sócio da Matriz Capital, cita que os títulos de renda fixa podem ser uma boa opção diante do patamar elevado dos juros no Brasil.
"Sugerimos ao investidor o indexado ao CDI para 1 ano no máximo. A partir de 1 ano, uma boa opção é aplicar CDI + em fundos de curto prazo high grade diversificados. Em relação ao IPCA+, acho que vale esperar um pouco mais porque a taxa pode continuar subindo", diz.
Na visão do especialista, esses investimentos tendem a apresentar uma rentabilidade melhor. Já os títulos prefixados podem não ser uma boa ideia neste momento pois, segundo Rogé, eles embutem um risco muito elevado.
Ele explica que a opção por fundos de CDI+ se dá pois eles estão sempre indexados na taxa CDI. Esta, por sua vez, guarda uma relação de IPCA +3,50%, IPCA +4,50% ou IPCA +5%, a depender da política monetária em curso.
"Portanto, quem investe em CDI+, por exemplo em um fundo de crédito privado bem diversificado, high grade, vai ter uma taxa muito melhor, possivelmente muito melhor do que um IPCA +", explica.
Já o analista de investimentos Rodrigo Cohen pondera que as opções variam de acordo com o perfil de investidor. Se o investidor acredita no crescimento do país e projeta uma queda na taxa Selic, por exemplo, Cohen acredita que o prefixado é uma boa opção.
Outra alternativa que agrada o analista são os ativos de renda fixa atrelados ao IPCA. Pois, destaca ele, esses títulos não perdem para a alta dos preços.
Já sobre o investimento no Tesouro Direto, Rodrigo Cohen tem algumas ressalvas:
"Eu prefiro investir em fundos em vez de investir no tesouro pois os fundos têm uma taxa de administração muito baixa, além de liquidez e carência zero, e o rendimento é muito semelhante ao do tesouro. No Tesouro, tem um risco muito grande de aplicar e tirar com ágio muito grande no mercado secundário, então prefiro sempre investir em fundos de investimento", afirma Cohen sobre onde investir com a alta da Selic.