Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ONS vê reservatórios do SE/CO em 48% da capacidade em setembro, menor nível em 3 anos

30 ago 2024 - 13h35
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta sexta-feira que os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste devem atingir 48% da capacidade ao final de setembro, o menor nível em três anos para o mês.

A projeção para os reservatórios do principal subsistema para armazenamento das hidrelétricas representa uma queda de 7,7 pontos percentuais frente aos 55,7% registrados nesta sexta-feira e ocorre em meio a um período seco com chuvas abaixo da média.

Se confirmado, o armazenamento projetado para a região atingirá o menor patamar desde 2021, quando o país enfrentou uma grave crise hídrica, que levou os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 16,7% da capacidade no mês de setembro e fez com o governo brasileiro lançasse uma série de medidas para garantir o suprimento de energia, principalmente com o acionamento de termelétricas.

O nível estimado de 48%, porém, supera com folga as marcas registradas para setembro em vários anos anteriores, principalmente entre 2014 e 2020, quando o nível dos reservatórios nesse mês do ano variou de 23% a 40%.

Apesar do crescimento da geração solar e eólica no Brasil nos últimos anos, a fonte hidrelétrica ainda responde por cerca de 65% da capacidade de produção de eletricidade no país.

Neste ano, a seca no Norte do país já motivou o governo a reduzir a geração das hidrelétricas da região, acionar mais termelétricas e importar energia de países vizinhos.

O ONS estimou que as chuvas que deverão chegar em setembro às usinas hidrelétricas ficarão abaixo da média histórica em todos os subsistemas, com previsão de 50% da média para o Sudeste/Centro-Oeste, 42% para o Sul, 44% para o Nordeste e 47% para o Norte.

Já para a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), a previsão é de um crescimento de 0,3% ante setembro de 2023, a 77.432 megawatts médios, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade