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Operações Empresariais

Herança cultural comum facilita transações com Portugal

8 out 2013 - 07h40
(atualizado às 07h40)
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O que Brasil e Portugal têm em comum além da herança cultural? No mundo econômico, as estratégias de negócio são parecidas, e o Brasil pode se aproveitar disso. De acordo com um ranking da Fundação Dom Cabral, Portugal é o nono país do mundo e segundo na Europa com maior presença de empresas brasileiras, totalizando 16 organizações. Segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, está na hora de mais companhias brasileiras olharem para Portugal como plataforma logística e de negócios.

Em setembro, o embaixador declarou que Portugal tem vantagens que são ignoradas pelos brasileiros, como a logística de portos e ferrovias, a posição geográfica privilegiada e a força do trabalho, em média, mais escolarizada e com qualificações especiais para o mercado corporativo. Segundo ele, é preciso olhar para o país além dos números de sua balança comercial, que inicia lenta recuperação da crise econômica.

A língua portuguesa funciona como uma porta de entrada para a Europa, como explica o professor de economia e finanças do Insper Otto Nogami. Segundo ele, a questão cultural ainda pesa nas transações econômicas e funciona como um facilitador. Apesar do Brasil ter um histórico de manter distância econômica de Portugal, nos últimos anos, a situação vem mudando. "Até o governo está estimulando companhias aéreas nacionais a adquirir o controle da Tap", exemplifica.

Logística

Portugal pode servir como perspectiva para ingressar no mercado europeu, além da língua, pela posição geográfica. Os portos com capacidade para grandes embarcações e a malha ferroviária extensa, que integra todo o continente europeu, podem ajudar as empresas brasileiras a reduzir os custos de logística.

Nogami acredita que investir diretamente no país não é um bom negócio, devido à falta de afinidade no conceito empresarial entre os dois países. Já o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Milton Pignatari Filho discorda: "O perfil econômico europeu é muito diferente do perfil de Portugal. Os portugueses, como os brasileiros, têm passionalidade nos negócios, adoram negociar." Pignatari Filho ressalta que, além de azeite e vinho - produtos mais famosos do país -, Portugal também tem a oferecer como investimento para os brasileiros os setores alimentício, têxtil, eletroeletrônico e de produtos de luxo.

Fonte: Terra
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