Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pessoa Fisica

Prédios assinados por arquitetos renomados valorizam em 10%

19 abr 2013 - 07h03
(atualizado às 07h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais do que conforto e boa localização, os interessados em comprar um imóvel em São Paulo têm se preocupado com a sofisticação do design. Prédios assinados por arquitetos reconhecidos no Brasil e no exterior enchem os olhos não só dos amantes de arquitetura, mas também de quem procura algo original. Mesmo mais caros, esses cartões-postais em cenário urbano vêm atraindo investidores de diferentes classes sociais. 

Prédios com design inovador oferecem conforto e originalidade
Prédios com design inovador oferecem conforto e originalidade
Foto: JHSF, Divulgação

Nos anos 1950 e 1960, havia uma tendência a investir em projetos arquitetônicos de maior qualidade, na visão do sócio-proprietário da Nitsche Arquitetos Associados, Pedro Nitsche. "Era muito melhor, mas com a aceleração do mercado, a arquitetura começou a virar um produto comercial e com menos qualidade", observa. 

Assim como o gosto pelas saias rodadas retrô, a procura por prédios com desenhos únicos retornou com força nos anos 2000. "As pessoas estão percebendo que esses prédios de boa arquitetura trazem benefícios direto a elas. Além de benefício estético para a cidade, ela tem orgulho de falar que determinado prédio já foi para a Bienal ou ganhou prêmios", afirma o fundador e presidente da incorporadora Idea! Zarvos, Otavio Zarvos. 

O diretor da Incorporações JHSF Ricardo Guedes observa que a cultura, expressa pelo gosto por projetos inovadores, vem sendo valorizada como atributo. "Então morar ou trabalhar em um imóvel de grife é também sinônimo de status", acrescenta. Uma das construções pela qual a JHSF é responsável é o Vitra, prédio concebido pelo renomado arquiteto polonês Daniel Libeskind. Guedes explica que muitas pessoas enxergam esses empreendimentos como referência nas cidades. 

Popularização

Edifícios com projetos inovadores não agradam apenas a classe A da capital paulista. Zarvos afirma que o perfil de compradores é bastante variado, mas normalmente são pessoas que gostam de exclusividade não só em imóveis. Já Guedes vê esse público como consumidor assíduo de cultura em diversas formas. É aquele que tem interesse em cultura, artes plásticas, música, que reconhece na arquitetura um valor cultural", diz. 

O projeto diferenciado, entretanto, não tem grande influência no preço, conforme Zarvos. O que influencia mesmo na hora de colocar um valor ao imóvel é o preço do terreno. Ele explica que a Idea! Zarvos, que trabalha com arquitetos como Isay Weinfeld, Nitsche Arquitetos Associados, Andrade Morettin Arquitetos e b720 Fermín Vázquez Arquitetos, fez muitos de seus projetos nos bairros Vila Madalena, Pinheiros e Perdizes. "Isso faz com que as revendas desses apartamentos fique 10% mais cara", afirma Zarvo. 

Para ampliar o seu público, a incoporadora está expandindo as suas construções para outras partes da cidade, como Sumaré, Pompéia e Vila Romana. "Estamos procurando esses bairros para deixar os apartamentos mais baratos. A diferença deve chegar até só 30% no preço", afirma Zarvos.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade