Paulo Guedes espera melhora do câmbio em dois anos
Ministro da Economia condiciona mudança à recuperação econômica e investimentos privados
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em entrevista veiculada nesta sexta-feira que a taxa de câmbio deve voltar a um patamar "melhor" dentro de um intervalo de dois anos, mediante a vacinação em massa no Brasil, estímulo aos investimentos privados e recuperação da economia.
"O que esperamos, dentro dos próximos dois anos, é vacinar maciçamente no Brasil, a recuperação da economia, não se basear em gastos públicos que não se podem manter, mas sim estimular um crescimento com investimentos privados. E a taxa de câmbio então deveria, depois de realizado isso, deveria voltar a uma taxa de câmbio melhor", disse Guedes em entrevista gravada na quinta-feira aos jornais espanhóis El Mundo e Expansión.
Em 2021, o real é uma das moedas com pior desempenho em âmbito global em relação ao dólar.
Comentando a recente decisão do Copom, que aumentou a taxa Selic em 75 pontos-base, a 2,75%, na última quarta-feira, Guedes afirmou que os juros de curto prazo estão subindo no momento para garantir que os juros de longo prazo permaneçam baixos e para que o país possa manter o controle da inflação e a consolidação fiscal.