Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pedidos de recuperação judicial de micro e pequenas empresas dobram em um ano

Em agosto, micro e pequenas empresas registraram 183 pedidos de recuperação judicial

20 set 2024 - 20h36
(atualizado às 23h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Micro e pequenas empresas registraram 183 pedidos de recuperação judicial em agosto, mostra Serasa Experian.
Micro e pequenas empresas registraram 183 pedidos de recuperação judicial em agosto, mostra Serasa Experian.
Foto: Getty Images

Os pedidos de recuperação judicial de micro e pequenas empresas dobraram de janeiro a agosto de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado, mostram dados divulgados nesta sexta-feira, 20, pela Serasa Experian.

Foram 1.062 solicitações neste ano para os empreendimentos menores. O número subiu 100,8% em relação ao mesmo perído de 2023, quando 529 foram registrados. 

Em agosto, micro e pequenas empresas registraram 183 pedidos de recuperação judicial. No mesmo mês do ano passado, havia 91 pedidos, uma alta de mais de 100%.  

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “as altas taxas de juros elevam o custo do crédito, dificultando o pagamento de dívidas pelas empresas. 

Na quarta-feira, 18, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, elevar a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, de 10,50% para 10,75% ao ano.

“A inadimplência crescente dos consumidores afeta o fluxo de caixa, enquanto a dificuldade no acesso ao crédito limita suas opções de financiamento. Além disso, a inflação alta reduz o poder de compra dos consumidores, diminuindo as vendas e impactando a saúde financeira dos negócios”, diz o economista.

Na visão por setores, “Serviços” foi responsável pelo maior volume das requisições, com “Comércio” em segundo lugar e, em sequência, os setores “Primário” e “Indústria”.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade