Perspectiva para confiança do consumidor alemão é modesta após ligeira recuperação, conclui GfK
Espera-se que a confiança do consumidor alemão melhore ligeiramente no início do próximo ano, mas em um nível baixo, já que os altos preços dos alimentos e da energia e a insegurança no emprego pesam sobre as famílias, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.
O índice de confiança do consumidor, publicado pela GfK e pelo Instituto de Decisões de Mercado de Nuremberg (NIM), subiu mais do que o esperado em janeiro, para -21,3 pontos, em comparação com os -23,1 pontos revisados ligeiramente para cima no mês anterior.
Os analistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de -22,5.
A GfK disse que a melhora compensou apenas parcialmente os declínios anteriores e que a confiança permaneceu em um nível muito baixo, com a estagnação se estendendo desde o meio do ano.
"Uma recuperação sustentada na confiança do consumidor ainda não está à vista, já que a incerteza do consumidor ainda é muito alta. O principal motivo são os altos preços dos alimentos e da energia", disse o analista da NIM, Rolf Buerkl.
"Além disso, as preocupações com a segurança no emprego estão crescendo em muitos setores", disse ele.
Várias empresas importantes, como a Volkswagen, reduziram a produção e os custos, aumentando os temores de perda de empregos. A pesquisa mensal do instituto Ifo mostrou que o moral das empresas estava se deteriorando mais do que o esperado neste mês.
Uma eleição antecipada em fevereiro está aumentando a incerteza para a maior economia da Europa, que está no caminho certo para um segundo ano consecutivo de contração em 2024 e está atrás de seus parceiros da zona do euro.