Pesquisa aponta as prioridades dos executivos de RH: veja quais são
Pesquisa liderada por Adriano Lima revela que desenvolvimento de líderes é prioridade para 47,37% dos executivos de RH de grandes empresas brasileiras, seguido por cultura organizacional e eficiência organizacional.
Pesquisa liderada por Adriano Lima, executivo de RH especialista em futuro do trabalho e gestão de pessoas em tempos de Inteligência Artificial (IA), revela que a prioridade para 47,37% dos executivos de RH de grandes empresas brasileiras é o desenvolvimento de líderes.
Segurança Digital Empresarial: navegue com tranquilidade por apenas R$ 10,90 ao mês
“O resultado mostra a necessidade de formar lideranças preparadas para enfrentar desafios complexos, motivar equipes e implementar mudanças organizacionais", afirma Lima.
O estudo contou com a participação de 106 executivos que responderam a seguinte pergunta: "Quais são suas 3 prioridades para 2025?"
O segundo tema mais votado foi cultura organizacional, com 44,74%, seguido por eficiência organizacional (42,11%), indicando que as empresas buscam reforçar os alicerces internos para sustentar o crescimento e responder às demandas de um mercado cada vez mais competitivo e imprevisível.
A utilização de duas ferramentas próprias da área de Recursos Humanos também foram citadas na pesquisa por 34,21% dos respondentes, sendo o RH Digital, que fornece a tecnologia necessária para coletar, organizar e armazenar dados por meio de softwares de gestão de talentos e aplicativos para engajamento dos colaboradores, e o People Analytics que utiliza esses dados para gerar insights estratégicos que impactam diretamente as políticas e práticas da organização.
Os executivos também destacam o foco no bem-estar e saúde mental (21,05%), um tema que ganhou força nos últimos anos, especialmente devido ao aumento do estresse e dos desafios enfrentados pelos colaboradores em um ambiente de trabalho híbrido e dinâmico.
A retenção de talentos, embora tenha sido mencionada apenas por 18,42% dos participantes, é vista como uma preocupação estratégica para organizações que buscam reduzir a rotatividade e aumentar o engajamento. Os executivos também citaram diversidade e inclusão (10,53%), remuneração e benefícios competitivos (13,16%) e marca empregadora e atração de talentos (5,26%).
“Os dados mostram que os executivos de RH estão priorizando o desenvolvimento humano aliado à eficiência organizacional, sem perder de vista os avanços tecnológicos e a necessidade de promover bem-estar no ambiente de trabalho,” analisa Adriano Lima.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.