Pesquisa mostra que alta renda brasileira se planeja pouco financeiramente; 41% mantêm dinheiro em poupança
Levantamento ouviu mais de mil pessoas com renda individual mensal a partir de R$ 10 mil
Os brasileiros com alta renda -- com vencimentos mensais a partir de R$ 10 mil -- planejam pouco os recursos financeiros que possuem e, além disso, mantêm alguns investimentos conservadores, como a tradicional poupança, revela a pesquisa "Brasileiros e a alta renda", feita pelo Itaú Personnalité em parceria com o Instituto Locomotiva.
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De acordo com o levantamento, apenas 20% dos mais de mil entrevistados ouvidos estão dentro da categoria de alto planejamento financeiro, e 41% mantêm investimento em poupança.
"Representando 3% da população adulta com renda no país e responsável por movimentar cerca de R$ 970 bilhões em renda própria anualmente, a chamada alta renda brasileira vive alguns paradoxos em relação ao dinheiro: 80% se dizem otimistas com a própria situação financeira - percentual é maior entre os jovens (94%) do que entre os 50+ (70%), mas o medo de perder renda e/ou patrimônio também é grande, seja com crises econômicas (68%), golpes na internet (71%) ou investimentos equivocados (59%)", detalha a pesquisa.
Recorte por gênero
A pesquisa também mostrou a relação dessa parcela da população com as finanças entre homens e mulheres. De acordo com o levantamento, as mulheres são as que mais demonstram interesse em estudar e aprender sobre como usar melhor os recursos financeiros, em 43% contra 34% entre os homens.
Além disso, segundo a pesquisa, metade dos entrevistados relataram sentir desconforto e estresse ao falar sobre dinheiro com seus parceiros ou familiares.
Metodologia
A pesquisa Itaú Personnalité: Brasileiros e a alta renda, realizada pelo Instituto Locomotiva com abrangência nacional, utilizou os métodos quanti e qualitativo, por meio de questionários de autopreenchimento e grupos de discussão. Foram entrevistadas 1.216 pessoas com mais de 18 anos e renda pessoal mensal de R$ 10 mil ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais.