Petrobras alcança marca de 1 milhão de acionistas na Bolsa brasileira
Em cinco anos, a estatal registrou um crescimento de 170% no número de pessoas que investem em suas ações
A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira, 18, ter atingido a marca de 1 milhão de acionistas individuais na Bolsa brasileira, a B3. O número refere-se aos investidores individuais, ou seja, que investem com o próprio dinheiro em determinados ativos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com isso, o percentual de investidores pessoas físicas é maior do que o de investidores institucionais brasileiros. Neste caso, organizações, como fundos de investimentos, fundos de pensão, bancos ou seguradoras que investem em nome de terceiros.
Em cinco anos, a estatal registrou um crescimento de 170% no número de pessoas que investem em suas ações. O percentual acompanha --e ultrapassa-- o aumento de investidores que ingressaram na bolsa durante e após a pandemia de covid-19. De acordo com dados da B3 de maio deste ano, desde 2020, houve um crescimento de mais de 80% no número de investidores na bolsa brasileira.
Apesar do marco histórico, os brasileiros representam apenas uma parcela dos acionistas da Petrobras. Segundo a composição acionária da empresa referente a agosto, 45,84% dos investidores são estrangeiros, divididos entre aqueles que investem diretamente através da B3 e os que estão na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Ainda de acordo com o comunicado da Petrobras, no ano, o retorno ao acionista preferencial da companhia, somando valorização e dividendos, é de 11,4%. Por outro lado, o petróleo do tipo Brent, referência no mercado internacional, se desvalorizou 4,1% e o índice Ibovespa valorizou 0.6%.