Petrobras contrata 12 navios de apoio por R$16,5 bi com Bram e Starnav em SC
A Petrobras assinou contratos de 16,5 bilhões de reais para a construção e afretamento de 12 embarcações de apoio, do tipo PSV, que serão utilizadas em operações de logística de exploração e produção de petróleo e gás, informou a companhia em nota nesta quinta-feira.
O investimento anunciado pela Petrobras é relevante e contribui "fortemente" para a indústria de construção naval brasileira, forte geradora de empregos, disseram executivos da Petrobras. Os aportes estão em linha com planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mudou parte da diretoria da estatal neste ano para fortalecer este objetivo.
Os contratos, firmados com as empresas Bram Offshore e Starnav Serviços Marítimos, incluem um período de até quatro anos para mobilização e 12 anos de operação, além da exigência de 40% de conteúdo local durante a fase de construção.
A notícia confirma notícia publicada mais cedo, com base em fontes com conhecimento do assunto.
Do valor total dos contratos, 5,2 bilhões de reais serão destinados para investimentos em construção naval no Brasil.
As embarcações serão construídas nos estaleiros próprios das empresas vencedoras, localizados em Santa Catarina, nos municípios de Navegantes (Bram) e de Itajaí (Starnav). Cada empresa será responsável pelo afretamento para a Petrobras de seis embarcações.
"São projetos que atendem aos mais elevados padrões ambientais, sociais e de governança, essenciais para um futuro sustentável além de gerar cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos", afirmou a presidente da petroleira, Magda Chambriard, em nota.
A assinatura dos contratos ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília.
A Petrobras destacou que as embarcações de apoio contarão com um sistema propulsivo híbrido, que combina motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel/biodiesel, alinhados ao compromisso da Petrobras de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
O gerente-executivo de Programas Estratégicos da Petrobras, Wagner Victer, disse à Reuters que, além dos 12 PSVs, a companhia já recebeu propostas para construção de 10 navios do tipo OSRV.
"Além disso, há previsão de pelo menos mais 10 embarcações de apoio tanto do tipo RSV como do tipo AHTS", destacou.