Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petroleira Occidental oferece US$57 bi pela Anadarko, superando Chevron

24 abr 2019 - 11h01
(atualizado às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A produtora de petróleo e gás Occidental Petroleum superou a Chevron pela aquisição da Anadarko Petroleum ao anunciar nesta quarta-feira uma oferta de 57 bilhões de dólares, o que levanta a perspectiva da primeira batalha hostil por uma grande companhia de petróleo em anos.

Edifício-sede da Occidental Petroleum Corp, em Los Angeles
16/09/2013
 REUTERS/Mario Anzuoni
Edifício-sede da Occidental Petroleum Corp, em Los Angeles 16/09/2013 REUTERS/Mario Anzuoni
Foto: Reuters

A surpreendente proposta de 76 dólares por ação veio depois que a Occidental disse repetidamente nas últimas semanas que vinha tentando atrair a Anadarko em um esforço para se tornar a maior produtora de petróleo na bacia Permiana, no oeste do Texas, onde a produção cresceu nos últimos anos.

A oferta da Occidental fez com que o preço das ações da Anadarko no pré-mercado subisse mais de 14 por cento, sendo negociadas em 73 dólares, bem acima da oferta de 65 dólares feita pela Chevron.

A empresa disse que aumentou a oferta em dinheiro para 50 por cento, acima das propostas anteriores. O anúncio da Chevron compreendeu 25 por cento de caixa e 75 por cento de ações.

Um acordo faria da Occidental a maior produtora na lucrativa área de Permiana, com produção total de 533 mil barris de óleo equivalente por dia, informou a empresa.

A Occidental disse nesta quarta-feira em uma carta ao conselho da Anadarko que havia feito duas propostas de "valor significativamente mais alto" do que a feita pela Chevron desde 8 de abril.

A Anadarko também seria obrigada a pagar à Chevron uma taxa de 1 bilhão de dólares se sua diretoria optar pela oferta da Occidental.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade