Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petróleo dispara e impacta empresas do setor. Entenda o cenário

2 out 2024 - 17h46
Compartilhar
Exibir comentários
Opep+ corta a produção de petróleo em 2 milhões de barris
Opep+ corta a produção de petróleo em 2 milhões de barris
Foto: Suno

A escalada dos conflitos no Oriente Médio fez com que os preços do petróleo no mercado internacional avançassem de forma consistente nos últimos dias. A seguir, o Decodificador de Investimentos da Status Invest Assessoria te explica o cenário e as possíveis consequências.

Após o Irã disparar cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel, na última terça-feira (1), a cotação do barril de petróleo do tipo WTI disparou e encerrou em alta de 2,44%.

Já o petróleo Brent, que é referência de preços para a Petrobras (PETR4), chegou a avançar 5% durante o dia, mas encerrou a sessão em alta de 2,59%.

As tensões externas refletiram nos papéis das companhias brasileiras atreladas à commodity, como Petrobras, Prio (PRIO3) e Brava Energia (BRAV3), empresa resultante da fusão entre a 3R Petroleum e a Enauta, e contribuíram para o avanço das ações.

Decodificador de investimentos

Mateus Cabrera, sócio co-fundador e responsável pela Mesa Institucional da Status Invest Assessoria de Investimentos, te explica melhor o cenário a seguir:

Os conflitos no Oriente Médio refletem diretamente na cotação do petróleo e, consequentemente, impactam também as ações das petrolíferas a nível global.

Isso porque o petróleo é negociado globalmente e o Oriente Médio é a região responsável pela maior parte da produção da commodity. Arábia Saudita, Iraque, Irã e Kuwait, por exemplo, são alguns dos países que aparecem entre os principais produtores de petróleo no planeta — e todos eles fazem parte da região.

Com isso, um cenário de guerra pode levar a uma restrição maior no fornecimento da commodity, o que reflete também nos preços. Afinal, se a oferta do produto cai e a demanda segue inalterada, os preços sobem.

O conflito reforça ainda os riscos de ataques a infraestruturas de petrolíferas ou até mesmo ao bloqueio de rotas de transporte importantes, o que também aumenta as preocupações.

Quer entender mais sobre os indicadores que impactam as suas ações? Então para entrar em contato com os profissionais da Status Invest Assessoria

Além dos impactos na cotação do petróleo, o cenário de guerra também faz com que os investidores busquem ativos mais seguros, retirando recursos de países emergentes. Isso pode refletir, inclusive, na cotação do dólar.

Este cenário impacta diretamente as ações não somente das petrolíferas, mas também de outros segmentos da bolsa de valores.

A alta do petróleo pode impactar a economia como um todo e aumentar as perspectivas para a inflação. Como consequência, isso pode afetar o poder de compra da população e ter impactos até mesmo em companhias atreladas ao consumo.

Por conta disso, é fundamental que os investidores saibam como proteger o patrimônio em momentos de crise, especialmente por meio de portfólios diversificados.

Entenda como investir nesse cenário

Quer aproveitar a alta do petróleo e proteger seu patrimônio de uma possível alta na inflação?

Então, o que você acha de ter dicas personalizadas para entender os movimentos do mercado e impulsionar seus investimentos?

Aqui, na Status Assessoria de Investimentos, nossa missão é montar uma carteira que te ajude a ir em busca de todos os seus sonhos e objetivos financeiros.

Gostou da ideia? Então para falar conosco e venha se antecipar aos movimentos do mercado, independentemente do preço do petróleo!

Suno
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade