Petróleo fecha em leve alta com menor preocupação diante de tempestade Gordon
Os preços do petróleo fecharam em leve alta a sessão desta terça-feira, 4, com ganhos limitados após a amenização das preocupações com a tempestade Gordon, que deve chegar ainda nesta terça-feira à costa do Golfo dos Estados Unidos, e monitorando a redução das exportações iranianas.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em outubro fechou em alta de 0,10%, a US$ 69,87 por barril. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para novembro avançou 0,02%, para US$ 78,17.
A tempestade tropical Gordon, que pode se tornar um furacão e no momento se aproxima da costa dos EUA, levou investidores a operaram com cautela e elevou os preços do petróleo durante a manhã. Analistas do BBH apontam que a área do Golfo é responsável por cerca de um sexto da produção de petróleo no país e 45% da capacidade de refinarias.
Os contratos futuros reduziram ganhos, no entanto, em meio a uma nota do Escritório de Segurança e Aplicação Ambiental (BSEE, na sigla em inglês) americano que informa que apenas 54 das 687 plataformas do Golfo dos EUA foram evacuadas, o que representa 7,86% do total.
Segundo relatórios de operadores, apenas cerca de 9,23% da produção no Golfo dos EUA foi paralisada. "Nenhuma interrupção significativa da produção ou transporte é provável", avalia o Commerzbank.
Ao mesmo tempo, investidores continuam a monitorar a redução nas exportações de petróleo do Irã em meio às sanções dos EUA.
Em relatório, o BBH aponta que a queda foi de 40% em julho, enquanto as importações da União Europeia (UE) recuavam 45% desde maio. "Mesmo as importações chinesas do Irã parecem ter caído", apontam os analistas.