PIB cai 0,3% no 1º trimestre, na pior sequência histórica
A atividade econômica brasileira caiu 0,30% no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses de 2015, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a quinta queda consecutiva na comparação trimestral e a maior sequência de perdas desde o início da série histórica, em 1996.
O resultado veio melhor que a expectativa do mercado, de -0,80%, segundo a Bloomberg News.
Em valores correntes, o PIB (Produto Interno Bruto) caiu para R$ 1,5 trilhão.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2015, a atividade econômica encolheu 5,4% de janeiro a março, contabilizando oito trimestres negativos consecutivos e também a maior sequência de perdas desde o início da série histórica. O mercado esperava queda de 5,90% na comparação anual.
A queda do PIB no primeiro trimestre reflete retrações em todos os setores da economia, com destaque para Formação Bruta de Capital Fixo (investimento em bens de capital), com queda de 2,7%, na comparação com o trimestre anterior. Em seguida vem a indústra com -1,2%, a agropecuária com -0,3 e serviços com queda de 0,2%. Por sua vez, o consumo das famílias fechou com retração de 1,7% e o do governo em 1,1%.
*Com informações da Agência Brasil