Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PIB em alta: Paraguai quer trocar "sacoleiro" por executivo

Paraguai obteve o terceiro maior crescimento percentual do PIB no mundo em 2013

3 mai 2014 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A capital do país, Assunção, é uma das principais apostas nesse processo de mudança</p>
A capital do país, Assunção, é uma das principais apostas nesse processo de mudança
Foto: Wikimedia

O Paraguai quer acabar com o estigma de ser visto como um país para compras. A mudança de imagem contará com investimento entre US$  1 milhão e US$ 1,5 milhão em publicidade no Brasil, para mostrar o que o país vizinho pode oferecer além das típicas compras em Cidade do Leste.

Saiba quais são as 50 maiores economias do mundo

As campanhas midiáticas devem ser veiculadas no segundo semestre deste ano, principalmente nos Estados que fazem fronteira – Paraná e Mato Grosso do Sul – e regiões próximas ao Paraguai. Autoridades do país acreditam que as ofertas de turismo ficam encobertas pela fama de ser um destino de “sacoleiros” em busca de produtos mais baratos.

A capital do país, Assunção, é uma das principais apostas nesse processo de mudança. Pela sua localização – entre 1h30 e 3h30 das principais cidades da América do Sul, como São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz e Santiago -, o governo vê a oportunidade de promover o turismo de negócios em sua capital.

“O Paraguai tem a chance de ser um local para turismo de nicho corporativo”, disse o ministro da Indústria e Comércio do país, Gustavo Leite. “A capacidade de leitos na cidade dobrou nos últimos três anos e o objetivo é tornar Assunção o grande centro de conferência da região sul-americana.”

Segundo o ministro, a capital pode se beneficiar do momento econômico do país, que cresceu 13,7% no ano passado – terceiro maior crescimento do mundo em 2013. E o Brasil tem grande parte neste salto, respondendo por algo entre 19% e 30% no Produto Interno Bruto (PIB) paraguaio, de cerca de US$ 30 bilhões. 

Assunção também passa por um momento de verticalização da cidade. Um exemplo é que, em até três anos, a capital deve ganhar quatro torres de 20 andares do complexo World Trade Center. O projeto deve custar US$ 50 milhões e incluirá um hotel de 120 quartos. Para o governo, investimentos em turismo devem impulsionar ainda mais o crescimento, já que o setor ocupa a sétima posição entre as principais atividades econômicas do país, que tem sua força no agronegócio. 

Além do nicho corporativo, as campanhas a serem veiculadas no Brasil devem focar outras regiões do país que proporcionem atividades como turismo fluvial e de pesca, visitas às hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá, povoados jesuíticos, calendários de festas populares e casinos, que são proibidos no Brasil.

De acordo com a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, o número de visitantes estrangeiros que pernoitaram ao menos três noites no país no ano passado foi de 609 mil - desse total, 45% dos turistas eram brasileiros. A meta é chegar a 1 milhão de turistas até 2018. “Vamos participar de feiras de turismo no Brasil e realizar workshops em cidades estratégicas para promover o Paraguai”, disse Marcela.

Cidade do Leste

Porta de entrado dos brasileiros que cruzam a Ponte da Amizade a partir de Foz do Iguaçu e principal responsável pela imagem do país, a Cidade do Leste não deve perder sua vocação comercial nas propagandas paraguaias. A cidade convive com problemas de infraestrutura e economia informal. Para mudar esse cenário, membros da sociedade civil elaboraram uma espécie de plano diretor da cidade, que deve ser apresentado à prefeitura em julho. 

<p>Cidade do Leste convive com problemas de infraestrutura e economia informal</p>
Cidade do Leste convive com problemas de infraestrutura e economia informal
Foto: Getty Images

O plano de diretrizes da Asociación Plan de Desarrollo del Este (Associação Plano de Desenvolvimento do Leste, em tradução livre) prevê expandir a rede de esgoto, criar vias de circulação interna, aumentar a capacidade hoteleira e formalizar a atividade comercial – são 4.700 empresas estabelecidas na Cidade do Leste, que movimentaram US$ 8 bilhões em 2013, segundo a Câmara de Comércio do município.

“A cidade não deve perder a sua vocação, de comércio de pronta entrega, e as iniciativas devem torná-la mais atrativa para o turista, em vez de apenas ser vista como um centro de compras”, afirma Natalia Chan, presidente da associação. Segundo ela, a iniciativa já conta com apoio dos governos federal, estadual e municipal.

O jornalista viajou a convite da TAM e da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade