Pix Saque e Pix Troco transformam pequenos estabelecimentos em caixas eletrônicos
O sistema de pagamentos e transferências Pix, lançado pelo Banco Central do Brasil em 2020, se tornou popular e teve um recorde de 227 milhões de operações em um único dia em setembro de 2024.
Apresentado pelo Banco Central do Brasil em 2020, o Pix se transformou rapidamente no meio mais popular para o envio de dinheiro no Brasil. Com transações sendo concluídas em segundos, tecnologia disponível 24 horas e durante todos os dias da semana, em setembro de 2024 foi registrado um recorde no sistema com 227 milhões de operações concluídas em um único dia.
Segurança Digital Empresarial: navegue com tranquilidade por apenas R$ 10,90 ao mês
Desde o lançamento, há quatro anos, o sistema de pagamentos e transferências Pix foi aprimorado pelo Banco Central ganhando mais segurança e novas funcionalidades, como o Pix Saque e o Pix Troco.
Essas funções foram apresentadas ao mercado ainda em novembro de 2021, como uma ferramenta capaz de movimentar valores em dinheiro entre estabelecimentos e usuários do Pix.
Na prática, a ferramenta Pix Saque funciona como um caixa eletrônico e possibilita a retirada de valores em dinheiro nos estabelecimentos credenciados, onde o usuário envia a quantia desejada para saque e todo o sistema pode ser integrado através de uma API.
Enquanto isso, o Pix Troco, como o próprio nome diz, permite o recebimento em dinheiro do valor remanescente de um pagamento realizado pelo usuário no estabelecimento.
Com a popularização dessas ferramentas no mercado financeiro brasileiro, a oferta do Pix Saque e Troco apresenta-se como uma oportunidade de negócio para empresas credenciadas no sistema de transferências e pagamentos instantâneos.
Até julho de 2024, o Pix Saque e Troco acumularam 7,4 milhões de operações. Somente em junho deste ano, as duas ferramentas foram responsáveis por 1,3 milhão de transações, ou ainda, quase 25% do total de registros realizados com o Pix no Brasil.
No total, até oito transações de Pix Saque e Troco podem ser realizadas de forma gratuita pelo usuário. No entanto, cada estabelecimento pode determinar sua própria política de cobrança de taxas para o uso da funcionalidade.
Além disso, o Banco Central estabelece um limite máximo diário de movimentação de valores para uso do Pix Saque e Troco. Na maioria das vezes, esse valor é de R$ 500 e não pode ser cumulativo. Ou seja, se o usuário utilizar parte dessa quantia em uma das ferramentas durante a manhã, o limite total só será restabelecido no dia seguinte.
(*) Marilyn Hahn é CRO e cofundadora do Bankly, plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária.