Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pix: veja como consultar se dados estão irregulares com a Receita

O BC informou que atualmente há cerca de 8 milhões de CPFs e 1,6 milhão de CNPJs em situação irregular

7 mar 2025 - 10h42
(atualizado às 11h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

O Banco Central (BC) determinou na quinta-feira, 6, que instituições financeiras e de pagamento deverão excluir as chaves Pix de clientes que estejam com situação cadastral irregular na Receita Federal.

Perderão as chaves as pessoas físicas com CPF “suspenso”, “nulo”, “cancelado” ou em situação de “titular falecido” e as empresas com CNPJs “suspenso”, “inapto”, “baixado” ou “nulo”.

Atualmente, há cerca de 8 milhões de CPFs e 1,6 milhão de CNPJs que não estão em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF e CNPJ da Receita Federal.

Como consultar se CPF ou CNPJ está irregular?

Portal e-CAC

  • Acesse o portal e-CAC;
  • Clique no botão “Entrar com o gov.br”;
  • Preencha o login e a senha cadastrados na plataforma gov.br para acessar o portal e-CAC;
  • Em seguida, o portal informará os dados cadastrais do CPF e a situação cadastral.

Como consultar o CNPJ

  • A consulta da situação cadastral do CNPJ pode ser feita também pelo site da Receita;
  • Informe o número do CNPJ e clicar em “Consultar”;
  • Na plataforma, insira o número do CNPJ da empresa optante pelo Simples Nacional.

Base total de chaves Pix 

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Lobo, disse nesta quinta-feira, 6, que apenas 8% da base total de chaves Pix tem algum tipo de problema. Desses, a maior parte apresenta divergências pontuais, de grafia, entre o nome vinculado à chave e o vinculado a um CPF, por exemplo.

"A gente espera que o próprio banco resolva esses problemas de grafia, sem precisar conversar com seus clientes", disse Lobo, durante uma entrevista coletiva para comentar novos mecanismos de segurança para o Pix lançados pelo BC. "Fica também a critério de cada banco, mas a nossa expectativa é de que cada banco resolva esse problema."

Em relação à situação cadastral, Lobo disse que 99% das mais de 796 milhões de chaves Pix de pessoas físicas estão regulares. Das pouco menos de 8 milhões de chaves com problemas, 98% - ou aproximadamente 7,8 milhões - dizem respeito a usuários que faleceram, mas não tiveram seus nomes retirados do DICT, a base de dados que armazena as informações.

Entre as quase 40 milhões de chaves Pix de pessoas jurídicas, 95% estão regulares - aproximadamente 38 milhões. São quase 2 milhões de chaves com alguma irregularidade. "Você vê que são coisas bem residuais, e que o grosso do que a gente quer combater, realmente, é a questão dos golpes", afirmou o técnico.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade