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Pix, Whatsapp e vendas digitais: a nova cara do e-commerce

PMEs foram as que mais aderiram à modalidade de vendas pela internet

21 out 2022 - 01h00
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Foto: Freepik

O número de empresas que comercializam produtos e serviços pela internet cresceu cerca de 16% entre 2019 e 2021, de acordo com dados da pesquisa TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A atividade se mostrou mais importante para pequenos negócios, subindo de 57% para 74%.

Para Jhonatan Bertolino, analista de marketing da Híbrido, empresa especializada em soluções inovadoras para e-commerce, o resultado é o indicativo de que mesmo grandes magazines digitais estão se adequando rapidamente às mudanças dos hábitos de consumo dos brasileiros. 

“As PMEs estão cada vez mais estruturadas no universo digital e muitos negócios já contam com alto ticket médio dentro desse universo. Isso porque a operação traz inúmeras possibilidades de crescimento sem o investimento do ambiente físico. Com as inovações de pagamento, vemos as empresas consolidarem suas ofertas em e-commerces cada vez mais bem desenhados de acordo com os desejos de consumo do brasileiro”, destaca.

Whatsapp é o canal de atendimento mais usado

O Whatsapp, por exemplo, ficou entre os canais mais utilizados pelas empresas para as vendas, chegando a 80% entre as pequenas empresas - e pode ser uma das soluções de integração com a plataforma de e-commerce, aponta o executivo. Já o meio de pagamento registrado como mais utilizado para vender pela internet foi o Pix, indicado por 82% das empresas entrevistadas. 

O resultado não foi diferente na Híbrido. “Registramos um aumento de 6% desta forma de pagamento do segundo para o terceiro bimestre deste ano. A facilidade da transação e instantaneidade de pagamento e recebimento vem encantando os clientes e os empreendedores, que chegam a oferecer desconto para quem paga por meio de Pix”, afirma.

Black Friday é a oportunidade do fim do ano

O segundo semestre traz uma série de oportunidades para que os e-commerce potencializem suas vendas. Em setembro, estima-se que a Semana do Cliente movimentou 15% a mais de vendas nas plataformas do país. Já a Black Friday, uma das maiores datas para o setor, deve movimentar R$ 6 bilhões em vendas neste ano. 

A data é uma nova possibilidade de aumento de vendas. “Os resultados mostram que o empreendedor deve estar atento às possibilidades de faturar mais em datas específicas ao longo do ano. O planejamento é imprescindível para cativar e prender a atenção dos clientes que vêem na compra pela internet facilidades para fechar a compra”, diz o analista da Híbrido.

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