Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Planejamento Financeiro: 6 dicas para quem é empreendedor

A saúde financeira é fundamental para o crescimento sustentável de uma empresa, em especial no Brasil

29 out 2022 - 03h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Atualmente, a falta de recursos financeiros e má administração do dinheiro são umas das principais razões para o fracasso de empresas no Brasil, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio. O planejamento financeiro, feito por meio de projeções de receitas e despesas para um período determinado, é uma maneira de contornar este obstáculo que muitos empreendedores enfrentam.

Todas as empresas devem elaborar um processo de planejamento concreto, até aquelas que vêm se destacando no mercado, como é o caso da eNotas, solução tecnológica do mercado que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil. Por conta de sua forte presença no mercado, recentemente, a startup mineira foi adquirida pela Hotmart Company, empresa global de tecnologia e líder na Economia Criativa.

“O planejamento financeiro nos ajudou a estabelecer metas de curto e longo prazo que têm sido estratégicas para alcançar os nossos objetivos. Ele também serve como base para tomarmos decisões para permanecer no caminho certo ou para mudar a rota de acordo com o mercado”, comenta Renata Fonseca, líder dos departamentos financeiro, controladoria, planejamento estratégico e jurídico, que atua na startup há cinco anos. 

“Com todos os números na mão de forma rápida, conseguimos ter muita clareza de quais estratégias têm funcionado ou não, do que deveríamos investir mais tempo e dinheiro para que possamos ter melhores retornos”, ressalta.

O Brasil, apenas no primeiro semestre deste ano, registrou uma média de 6 milhões de empresas inadimplentes, segundo levantamento da Serasa Experian. O cenário fica ainda mais preocupante quando comparado ao mesmo período de 2021, já que houve um crescimento de 3,45% na inadimplência. Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das dívidas em 2022 foi contraída pelos empreendedores no setor de Serviços (27,4%).

Dada a importância do processo, a especialista compartilha algumas dicas para que os empreendedores, principalmente aqueles que estão começando seus negócios, consigam se organizar quanto aos seus planejamentos. Confira abaixo:

1. Projete diferentes cenários

Como imprevistos podem acontecer e visto que o objetivo do planejamento financeiro é minimizar riscos, é essencial que se trabalhe imaginando diferentes cenários. Perspectivas pessimistas, otimistas e realistas são bons pontos de partida. 

“O intuito é estar preparado para as mais diversas situações. Esse é o principal ponto do planejamento financeiro”, comenta Renata.

2. Faça projeções financeiras 

O ideal é realizar uma projeção financeira em conjunto com uma boa análise de mercado, levando em conta a análise da experiência do cliente e sempre alinhando os cenários com os objetivos traçados pela empresa.

3. Não deixe a vida do sócio se misturar com a vida pessoal

Faz parte de uma boa gestão financeira, separar totalmente a vida dos sócios com a vida da empresa, afinal, os objetivos da empresa sempre devem ir além do ganho pessoal, de forma com que seja priorizado o produto, serviço e atendimento com o qual o negócio lida.

4. Alie-se a tecnologia 

Há diversas ferramentas no mercado com o intuito de otimizar a gestão financeira de outros negócios. Se adaptar às novas tecnologias facilita o alcance de objetivos traçados ao longo do planejamento de forma intuitiva, visto que diversas plataformas buscam simplificar os processos para torná-las acessíveis. 

“Busque uma opção que seja fácil de se adequar e que vá ao encontro com as necessidades identificadas”, diz a especialista.

5. Revise seu planejamento

O planejamento tem como objetivo passar de uma situação conhecida para uma situação desejada, dito isso, não tem uma fórmula de bolo nem para o planejamento nem para a frequência com qual as revisões devem ser realizadas, isso depende muito de qual momento a empresa está passando. 

“Muitas vezes são necessárias mais revisões pois estamos em um momento muito instável de mercado, ou estamos em fases de testes com alguns produtos. Quando o planejamento já está mais consolidado você pode fazer revisões trimestrais ou semestrais”, afirma Fonseca.

6. Comece

As dicas proporcionadas pela chefe do jurídico da eNotas podem facilitar muito a estruturação do planejamento financeiro, entretanto, Renata reforça que não é viável se prender a um cenário perfeito para dar início ao processo. 

“O ideal é começar o quanto antes. Comece com as ferramentas que você tiver disponível como o Excel, que ainda faz parte do cotidiano de muitas empresas. O importante é começar e se atentar ao planejamento financeiro”, conclui. 

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade