Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que 15 de março é o Dia do Consumidor? Entenda

A data é uma das mais esperadas, ficando atrás apenas Black Friday, Natal, Dia dos Pais e Dia das Mães

11 mar 2024 - 17h04
Compartilhar
Exibir comentários

Nos últimos anos, a Semana do Consumidor, tem gerado cada vez mais comoção nas redes sociais. Diversas lojas têm aproveitado a data para oferecer promoções e ampliar as vendas do início do ano.

Semana do Consumidor
Semana do Consumidor
Foto: Getty Images / Perfil Brasil

Segundo uma pesquisa feita pelo PicPay,  64% dos brasileiros afirmaram intenção de irem às compras na data celebrada nesta sexta-feira (15). Ainda segundo o estudo, 79,5% dos entrevistados já fizeram pesquisas para comparar o valor dos produtos antes da data e analisar em qual vale a pena gastar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.

A edição deste ano começa nesta segunda-feira (11), e segue até sábado (16).

Qual a origem do Dia do Consumidor?

A data foi originalmente criada para homenagear um discurso feito por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, no dia 15 de março de 1962. O pronunciamento, que falava sobre ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores podem oferecer, repercutiu ao longo do tempo. Assim, 21 anos depois, em 1983, a data passou a ser comemorada mundialmente como o dia do consumidor.

Desse modo, Kennedy foi um dos primeiros a abordar formalmente os direitos dos consumidores e este discurso marcou um momento crucial na história, reconhecendo pela primeira a importância da proteção dos consumidores.

Como a data chegou ao Brasil

No país, a discussão sobre o direito do consumidor foi mais tardia. Em 1990, com a criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o tópico passou a ser mais relevante.

Desta forma, o documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra. Desde então os estados e municípios passaram a criar os Procons, órgãos dedicados a providenciar auxilio aos consumidores lesados que desejam realizar reclamações conta os estabelecimentos irregulares.

Além disso, em 2009, foi criado o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). Este é especializado em investigações de delitos relacionados ao consumidor, à saúde pública, ao meio ambiente e às relações de trabalho.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade