Script = https://s1.trrsf.com/update-1727184466/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o combate à desigualdade racial no mercado de trabalho tem avançado tão pouco no Brasil

Ambiente desfavorável à inclusão e falta de políticas de estabilidade para profissionais fazem pauta racial no trabalho ainda ser desafio no Brasil; tema será um dos assuntos debatidos no 'Estadão Summit ESG'

25 set 2024 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo com o progresso na última década das políticas de diversidade e inclusão nas empresas brasileiras, especialmente a partir da lei de cotas, a desigualdade racial no mercado de trabalho é ainda um grande desafio a ser superado no País, tanto para empresas quanto para o poder público.

Neste ponto, avaliam especialistas consultados pelo Estadão, ambientes pouco acolhedores à inclusão racial e a falta de políticas de retenção para profissionais negros tornam a situação ainda mais complexa. Com o impasse, as pessoas negras seguem entre os que aparecem em posição de desvantagem no mercado de trabalho.

O cenário é confirmado pelos números. Segundo o relatório "As dificuldades da população negra no mercado de trabalho", elaborado pelo Dieese com base em dados do IBGE de 2023, os negros somam 65,1% da população desocupada. Entre os empregados, eles recebem, em média, 32,9% a menos do que os não negros na mesma posição.

Este desequilíbrio e as alternativas para resolvê-lo serão temas de debate no Estadão Summit ESG - Empresas e Sociedade pela Agenda 2030, evento que será promovido pelo Estadão nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h, no Teatro B32, em São Paulo (SP). As inscrições estão abertas neste link.

Empresas precisam intervir

Ações mais efetivas de redução da desigualdade racial no trabalho e de promoção da diversidade nas empresas não só são urgentes para o mercado de hoje como são essenciais para a sustentabilidade dos negócios, lembra a diretora da consultoria iO Diversidade, Rachel Rua. Recentemente a consultoria, com o Instituto Locomotiva e a B3, divulgou uma pesquisa indicando que 7 em cada 10 brasileiros acreditam que seja papel das empresas apoiar a diversidade.

Segundo Rua, a ideia de que a diversidade faz a diferença nos negócios já foi incorporada pelo mundo corporativo, mas é preciso que as ações voltadas para essa pauta não sejam encaradas como "apenas filantropia". Para ela, a diversidade precisa ser encarada pelas altas lideranças pela régua dos negócios, como qualquer outro tipo de viés.

"No dia em que conseguirmos avançar nesse sentido, a pauta irá se estabilizar de uma maneira mais explícita para esses gestores. Não adianta aumentar a representatividade sem criar um ambiente interno em que essas pessoas possam performar", diz a especialista. "Não é possível haver impacto em uma estrutura altamente hierarquizada, na qual essas pessoas não têm chance de falar. Sem isso resolvido, haverá aumento do turnover (taxa de rotatividade), e as pessoas negras sairão dessas empresas".

Rachel Rua é diretora da iO Diversidade
Rachel Rua é diretora da iO Diversidade
Foto: iO Diversidade/Divulgação / Estadão

Ela orienta ainda que, para mitigar desigualdades no mercado de trabalho, as empresas precisam pensar em estratégias de curta, média e longa durações específicas para a pauta.

"A estratégia de curta duração é ampliar o número de pessoas de grupos diversos. A de média é alterar a cultura da empresa, para que ela seja mais inclusiva. Por fim, devem ser criadas métricas de rendimento variável para o gestor que olha para a diversidade", explica Rua.

"Estamos falando de problemas estruturais da sociedade brasileira. Eles não se resolvem apenas com uma palestra pontual. É preciso ter metas para fazer com que as pessoas negras entrem nas empresas, mas também precisa haver políticas para mantê-las trabalhando", acrescenta a analista.

O "Summit ESG Estadão - Empresas e Sociedade pela Agenda 2030? será realizado em 26 de setembro, das 8h30 às 19h, no Teatro B32, em São Paulo. Para se inscrever, acesse este link.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade