Por unanimidade, Copom mantém a Selic em 10,5% ao ano
Comitê de Política Monetária, do Banco Central, divulgou a informação nesta quarta-feira, 31
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 10,5% ao ano. A decisão, divulgada nesta quarta-feira, 31, foi unânime.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo nota do Banco Central, as expectativas de inflação para 2024 e 2025, apuradas pela pesquisa Focus, são em torno de 4,1% e 4,0%, respectivamente. “As projeções de inflação do Copom para o primeiro trimestre de 2026 situam-se em 3,4% no cenário de referência e 3,2% em cenário alternativo, no qual a taxa Selic é mantida constante ao longo do horizonte relevante”, complementa.
Considerando a evolução do processo de desinflação e os cenários atuais, o Copom decidiu manter, pela segunda vez consecutiva, a taxa em 10,5%.
“Essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, explica o BC.
Fazem parte do Comitê – e votaram a favor de manter a Selic inalterada – Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Gabriel Muricca Galípolo, Otávio Ribeiro Damaso, Paulo Picchetti, Renato Dias de Brito Gomes e Rodrigo Alves Teixeira.