Preço do petróleo cai com perspectiva de retomada de oleoduto Keystone e demanda enfraquecida
O petróleo fechou em baixa pela quinta sessão consecutiva nesta quinta-feira, com a perspectiva de um importante oleoduto retomar o serviço, o que devolveria uma grande quantidade de petróleo ao mercado em um momento em que a desaceleração econômica global está aumentando os temores sobre a demanda por combustível.
O Brent fechou em 76,15 dólares o barril, perdendo 1,02 dólar, ou 1,3%. O petróleo dos EUA (WTI) terminou em 71,46 dólares o barril, caindo 0,55 dólar, ou 0,8%.
"Eu tenderia a pensar que, a qualquer minuto aqui, você verá uma manchete dizendo que o Keystone voltará mais cedo ou mais tarde", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho em Nova York.
A TC Energy do Canadá disse que fechou seu oleoduto Keystone de 622 mil barris por dia, que é a principal linha de transporte de petróleo pesado canadense de Alberta para o Meio-Oeste dos EUA e a costa do Golfo, após um vazamento em um riacho do Kansas.
Os preços do petróleo subiram depois que a empresa anunciou o fechamento, que ocorreu por volta das 23h de quarta-feira (horário de Brasília). Embora a TC Energy não tenha anunciado quando o oleoduto seria reaberto, o sentimento do mercado mudou desde então.
"Estamos de volta olhando para as perspectivas de demanda", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.