Preço dos ovos no mercado só deverá baixar em abril, diz associação
ABPA diz que alta registrada no preço dos ovos é uma situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma
O preço dos ovos subiu com força nos primeiros dois meses deste ano e só deverá normalizar no mercado no mês de abril. Isso é o que estima a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que prevê uma redução do valor da proteína no mercado no final do período da quaresma, que este ano termina em 17 de abril.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na semana passada, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) disse que a valorização dos ovos se intensificou desde a segunda quinzena de janeiro. Uma combinação de fatores contribui para o aumento. Muitos consumidores têm recorrido aos ovos de galinha para driblar as carnes mais caras, segundo a associação.
Embora o ovo encareça em momentos de alta nos preços das carnes, quando os consumidores optam por uma proteína mais barata, de acordo com a ABPA, a alta registrada atualmente nos preços dos ovos no mercado representa uma "situação sazonal", comum ao período pré e durante a quaresma.
"Após longo período com preços em baixa, a comercialização de ovos aqueceu pela demanda natural da época, quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos", justifica em nota a ABPA.
A Associação ainda destacou outros motivos para a elevação dos preços, como a alta no custo de produção, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens nos últimos oito meses. Junto a isso, as temperaturas em níveis historicamente altos afetam a produtividade das aves.