Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prêmios Broadcast: conheça as empresas, os economistas e os analistas destacados

Cerimônia nesta terça-feira, 13, reconheceu nomes que conseguiram antever cenários econômicos, administrar empresas sem grandes solavancos e entregar bons resultados aos investidores

13 ago 2024 - 23h29
(atualizado às 23h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O trabalho de empresas, economistas e analistas do mercado financeiro durante o ano de 2023 foi premiado nesta terça-feira, 13, pelo Broadcast em evento com a presença do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Diogo Guillen. Em um ambiente de troca de governo no Brasil, acirramento das tensões geopolíticas e constantes surpresas nos rumos da economia dos Estados Unidos, foram reconhecidos aqueles que conseguiram antever cenários econômicos, administrar empresas sem grandes solavancos e entregar bons resultados aos investidores.

Concedido aos economistas que mais acertaram as previsões sobre os resultados dos principais indicadores macroeconômicos, o Prêmio Broadcast Projeções teve como grande vencedor a Aviso em Dois Consultoria. A instituição liderou o ranking anual tanto na categoria "Top 10 Básico", que considera prognósticos para IPCA, IGP-M, juros e câmbio, quanto na "Top 10 Geral", onde são avaliadas as projeções para Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial e peso da dívida pública na economia.

O Prêmio Broadcast Analistas, que reconhece os analistas com as melhores recomendações de investimento em 2023, consagrou André Oliveira, do Banco do Brasil Investimentos (BB-BI). Oliveira conquistou o primeiro lugar num ranking onde os analistas mais bem posicionados sustentaram suas carteiras em empresas que atuam no programa habitacional Minha Casa Minha Vida (MCMV). Shoppings, transporte, bens de capital e petróleo complementaram as estratégias.

Já o Prêmio Broadcast Empresas, dado às empresas de capital aberto que entregaram os melhores resultados a seus acionistas no ano passado, teve a Weg liderando o ranking, seguida no pódio por CSN Mineração e Caixa Seguridade. O levantamento, que cobre 228 empresas aptas a participar do ranking, é feito pela Agência Estado em parceria com a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP).

Prêmio Broadcast Projeções

Vencedores do prêmio consideram que um dos maiores desafios foi acertar previsões em um período de mudança de governo, o que levantou dúvidas sobre a direção da economia no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente no primeiro semestre. "Quando há mudança não só de governo, mas de política econômica, é muito complexo", considerou o economista da Aviso em Dois, Waldir Kiel.

Prêmio Broadcast Analistas

Do lado dos analistas, Oliveira, premiado do BB-BI, observou que a mudança de faixa de renda e de valores dos imóveis no Minha Casa Minha Vida foi um impulsionador da carteira recomendada aos clientes. Ele apontou a Direcional como uma escolha estratégica, devido ao seu crescimento, boas margens e endividamento controlado.

Analistas de mercado imobiliário que ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar no ranking, Ygor Altero, da XP Investimentos, e André Dibe, do Itaú BBA, também obtiveram sucesso ao apostar em empresas do setor imobiliário, como Direcional e Cury. Eles destacaram a redução das taxas de financiamentos, dada a inflação mais controlada, o aumento de subsídios e a elevação do teto do programa entre os fatores que beneficiaram o setor imobiliário em 2023.

O Banco do Brasil Investimentos (BB-BI) conquistou o título de corretora do ano, com uma rentabilidade de quase 35%, após priorizar empresas com bom retorno sobre patrimônio, histórico de dividendos e baixa volatilidade.

Prêmio Broadcast Empresas

Líder no Prêmio Broadcast Empresas, a Weg, empresa que tradicionalmente fica no topo do ranking, contou desta vez com o impulso da transição energética. O movimento de expansão nesse sentido se dá inclusive nos Estados Unidos. "Queremos começar a produzir lá e tentar, em breve, talvez a partir de 2026, começar a tirar proveito no mercado americano", afirma o diretor superintendente administrativo-financeiro da WEG, André Rodrigues.

Por sua vez, a segunda colocada CSN Mineração fez a sua estreia entre as dez primeiras do prêmio, no embalo do maior volume de produção, feito de 2023, combinado ao controle de custos. O resultado foi um avanço de 24% na distribuição de dividendos aos acionistas, para um total de R$ 3,56 bilhões.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade