Presidente da CAE diz que sabatina de Gabriel Galípolo não ocorrerá no dia 10 de setembro
Senador Vanderlan Cardoso não definiu ainda data para a sabatina do indicado de Luiz Inácio Lula da Silva para presidir o Banco Central
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou nesta terça-feira que a sabatina de Gabriel Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central não ocorrerá no próximos dia 10 de setembro, conforme desejava o governo, que gostaria de ver o nome confirmado pelo Senado antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que acontece nos dias 17 e 18.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Ela (sabatina) não será realizada no próximo dia 10, gostaria de comunicar isso", disse Vanderlan a jornalistas, ao final da reunião do colegiado.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse na segunda-feira que a sabatina de Galípolo deveria ocorrer no dia 10, uma semana antes do início do próximo Copom.
Se isso não ocorrer, ela não poderá tampouco acontecer na semana seguinte, por causa da regra do silêncio do BC -- que impede os diretores de falarem sobre política monetária entre a quarta-feira anterior ao Copom até o dia da data da publicação da ata, que acontece na terça-feira seguinte à reunião do comitê.