Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Press está em busca de inovação, aponta Renato Fernandez

16 jun 2010 - 12h01
(atualizado em 16/6/2010 às 21h02)
Compartilhar

A categoria de Press do Festival de Cannes está pedindo inovação. Essa é a opinião do brasileiro Renato Fernandez, diretor de arte da AlmapBBDO e um dos responsáveis pela avaliação dos trabalhos impressos neste ano.

Renato Fernandez, jurado brasileiro de Press
Renato Fernandez, jurado brasileiro de Press
Foto: Divulgação

"Hoje em dia, as campanhas se desdobram em várias ações, em muitas plataformas diferentes, com mais interatividade, mais gestos inovadores. E os trabalhos impressos precisam acompanhar essa realidade", afirma Fernandez.

O Brasil já foi referência em Press, conta o publicitário. Ele diz que o país criou um padrão de anúncio que chegou a ser muito premiado nos anos 90. "Eram peças de grande impacto visual, com textos curtos, quase telegráficos, que traziam ideias fortes e de fácil assimilação", lembra.

O sucesso do formato, porém, acabou sendo também a sua ruína, segundo ele. "Todo mundo aprendeu a fazer anúncios com essa fórmula, que acabou envelhecendo. Hoje não é mais novidade, em nenhum lugar do mundo."

Para a renovação, Fernandez acredita que um dos caminhos são os anúncios que provocam uma reflexão maior do público, que são feitos para uma contemplação mais demorada. "O leitor precisa parar para desfrutar aquela peça, passar um tempo maior apreciando a página", explica. "Isso cria um relacionamento da marca com o consumidor, algo altamente desejável."

Expectativas - Fernandez espera encontrar boas surpresas este ano no Festival de Cannes, com trabalhos melhores do que em 2009, um ano marcado pela crise e pelo número baixo de inscrições.

Sobre a queda no número de concorrentes em Press, de 5.048 para 4.821, Fernandez diz que é fruto da pulverização das campanhas, que agora abrangem diversas mídias e diferentes formatos, levando os inscritos para outras categorias.

De qualquer forma, a experiência de participar do festival, dessa vez como julgador em uma categoria tão importante e que já deu tantos prêmios ao Brasil, anima o profissional. "Ganhar leões muita gente ganha, mas ser jurado é para poucos, muito poucos", resume.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra