Procon lança hotsite com direitos do consumidor turista
A Fundação Procon-SP lançou nesta sexta-feira o hosite Procon na Copa para orientar turistas sobre os direitos do consumidor em situações que podem ocorrer durante a Copa do Mundo 2014.
Disponível em português, inglês e espanhol, o site oferece informações para o usuário de como as empresas devem agir em casos de cancelamentos de voo, bagagens extraviadas, troca de produtos em comércio, entre outras situações. Os deveres abragem diversos setores como o de aeroportos, companhias aéreas, restaurantes e bares, hotéis, locadoras de veículos, comércio etc.
Pelo site, o turista terá um formulário de contato para fazer reclamações e pedir a intervenção da organização para resolver um problema. O Procon também disponibilizou o download da cartilha “Direitos do Consumidor Turista”, encarte especial criado para a Copa do Mundo.
Entidades com que o Procon realizou reuniões assinaram um termo para disponibilizar um canal de atendimento direto para as reclamações dos turistas, principalmente por meio do novo hotsite da fundação. Algumas delas são a Infraero, o Tribunal de Justiça de São Paulo, a ANAC, Metrô, CPTM, aeroporto de Guarulhos e Fifa.
Funcionários dos 11 Procons de cidades que vão receber delegações da Copa (Santos, Guarujá, Porto Feliz, Itu, Sorocaba, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Campinas, Cotia, Guarulhos e Águas de Lindóia), além da Fundação Procon-SP, receberam treinamento específico para o mundial.