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Procon multará Netflix em R$ 500 por cada reclamação recebida em SC

Órgão diz que plataforma de streaming ignorou pedidos de esclarecimentos sobre a cobrança adicional por tela

7 jun 2023 - 10h58
(atualizado às 11h28)
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Procon multará Netflix em R$ 500 por cada reclamação recebida em SC
Procon multará Netflix em R$ 500 por cada reclamação recebida em SC
Foto: Reuters

O órgão de defesa do consumidor de Santa Catarina, Procon-SC, decidiu abrir um processo administrativo com medida cautelar contra a Netflix por quebra de contrato. A medida veio após a plataforma de streaming não responder aos pedidos de esclarecimento do órgão após uma mudança polêmica nas políticas de assinatura do serviço.

A Netflix anunciou, no fim de maio, que vai cobrar o valor adicional de R$ 12,90 por mês de usuários que acessam a plataforma fora de sua residência principal, em cada novo endereço. A medida, segundo a gigante do streaming, tem como objetivo coibir o compartilhamento de senhas.

A decisão já havia sido anunciada em fevereiro, por meio de um comunicado que foi apagado após a repercussão negativa. Os testes deste novo sistema já começaram no Chile, Costa Rica e Peru. 

Desde então, órgãos de defesa do consumidor buscam mais informações sobre a cobrança adicional para se posicionarem diante da reclamação de milhares de consumidores por todo o Brasil. Em Santa Catarina, o Procon-SC chegou a notificar a gigante do streaming para obter mais informações, sem sucesso.

Nesta terça-feira, 6, então, o órgão abriu um processo administrativo com medida cautelar contra a Netflix. A cada nova reclamação registrada contra a plataforma a partir da notificação de cobrança adicional, uma multa de R$ 500 será aplicada.

“Assim que a empresa informou os clientes das mudanças bruscas nos termos do compartilhamento de telas, nós adotamos no último dia 29, o procedimento para emitir notificação a empresa, solicitando diversas informações, para que, fossem analisadas por esta Diretoria, e não tivemos resposta da empresa. Diante disso, determinei a abertura do processo Administrativo que já tem sua Decisão Cautelar”, informou o Diretor de relações e Defesa do Consumidor do Procon de Santa Catarina, Alisson Micoski.

A medida cautelar foi encaminhada via Sedex nesta terça-feira, 6, para a sede da empresa que fica em São Paulo. “Esta decisão protege cada consumidor que se sentir lesionado, além de que o Procon determina ainda, que a Netflix garanta os termos que foram anteriormente contratados pelos atuais usuários da plataforma. Importante ressaltar que a empresa terá o prazo legal para sua ampla defesa", afirmou Micoski. 

Outras notificações

Órgãos de defesa do consumidor no Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão também acionaram a empresa contra a cobrança adicional por tela.

Fonte: Redação Terra
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