Produção industrial tem em janeiro maior avanço desde 2003
Setor registrou alta de 2% em relação a dezembro; na comparação mensal, porém, houve queda de 5,2%, segundo o IBGE
A produção industrial brasileira iniciou 2015 com alta de 2% em janeiro na comparação com o mês anterior, acima do esperado e melhor resultado mensal desde junho de 2013, porém insuficiente para recuperar as perdas anteriores e com as perspectivas ainda apontando fragilidade do setor.
Na comparação com um ano antes, a produção teve queda de 5,2% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
O resultado mensal de janeiro, melhor desde a alta de 3,5% em junho de 2013, recuperou apenas parte da perda de 4,3% acumulada em novembro e dezembro e está 8,9% abaixo do nível recorde registrado em junho de 2013, de acordo com o IBGE.
O desempenho do setor no final de 2014 foi ainda pior do que o divulgado anteriormente, uma vez que o IBGE revisou a produção de dezembro sobre o mês anterior para uma queda de 3,2%, ante contração de 2,8% informada antes.
Com isso, a indústria terminou o ano passado com contração de 3,3% na produção, ligeiramente pior do que a queda de 3,2% divulgada antes, segundo o IBGE.
A alta de janeiro sobre dezembro ficou acima da mediana das expectativas de analistas em pesquisa da Reuters de avanço de 1,5%, porém o dado na base anual foi pior, uma vez que a projeção era de recuo de 4,7%.