Produtos frescos sem prazo de validade: como saber se estão bons
Produtos de hortifruti embalados agora não precisam de data de validade - veja como saber se estão bons e evite desperdício
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou em 22 de julho uma portaria que dispensa a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade nas embalagens de vegetais e frutas frescas.
A medida visa conter o desperdício de alimentos no Brasil, que chega a 27 milhões de toneladas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (ONU).
Para a nutricionista Marianne Fazzi, a nova portaria não gera nenhum malefício para a saúde dos consumidores, mas requer uma atenção redobrada na escolha dos produtos, para não haver desperdício de produto e não perder o dinheiro investido no alimento.
“Alguns alimentos produzidos pela agricultura tradicional precisavam de uma embalagem para facilitar o seu manuseio, e, por conter uma embalagem, obrigatoriamente eles precisavam de uma data de validade. Mas estar fora da validade sugerida pelo rótulo, não significava que o alimento estava estragado, pelo contrário, muitas vezes ele era descartado ainda em bom estado. A nova portaria não visa agredir o consumidor ou trazer riscos à saúde, apenas reduzir o impacto ambiental gerado pelo desperdício e pelo uso dessas embalagens”, declarou a especialista.
As dicas da nuricionista
Fazzi ainda explica que, na prática, a decisão não é maléfica ao consumidor: “Na verdade, é muito fácil o consumidor identificar se o alimento está próprio para uso”. Veja as orientações da nutricionista:
• Fique atento primeiramente à coloração: Os folhosos e algumas frutas, por exemplo, são fáceis de identificar pela cor. Quando os folhosos estão impróprios para consumo, eles apresentam uma coloração amarelada.
• Aparência: Já os vegetais frescos, é mais fácil identificar pela aparência, se está firme ou murcho, e também pelo cheiro.
• Cuidado com amassados: Frutas e verduras que estão amassadas tendem a se deteriorar muito mais rápido que as demais.
• Para os vegetais folhosos, vale analisar, principalmente, a cor, se não está amarelado ou com marca de insetos.