Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Profissões que vão sumir nesta década são as que pagam melhor

22 jan 2025 - 06h58
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Relatório do Fórum Econômico Mundial prevê criação de 170 milhões de empregos e eliminação de 92 milhões devido a tendências macroeconômicas globais.
Profissões que vão sumir nesta década são as que pagam melhor:

Cerca de 170 milhões de novos empregos serão criados por tendências macroeconômicas globais nesta década. Essa é a conclusão de um novo relatório do Fórum Econômico Mundial que explora o futuro do trabalho nos próximos cinco anos.

O relatório The Future of Jobs Report 2025 revela que, impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, pela transição verde e por mudanças econômicas e demográficas, o mercado de trabalho global está sendo reformulado.

Os empregos criados equivalem a 14% da força de trabalho atual. Paralelamente, 92 milhões de cargos serão eliminados devido a essas mesmas tendências. Isso resultará em um aumento líquido de 78 milhões de empregos.

Quais serão esses empregos – e quais habilidades as pessoas precisarão ter para conquistá-los?

Para responder a essas perguntas, o relatório entrevistou mais de 1.000 dos maiores empregadores do mundo, representando 22 setores da indústria e mais de 14 milhões de trabalhadores.

Algumas profissões estão crescendo rapidamente. Em termos percentuais, a demanda por funções impulsionadas por avanços tecnológicos, como inteligência artificial (IA), está aumentando rapidamente. Essas funções incluem especialistas em big data, engenheiros de fintech e especialistas em IA e aprendizado de máquina.

Mas e em termos absolutos? Combinando estimativas das empresas pesquisadas com dados de emprego da Organização Internacional do Trabalho, o relatório lista as 15 profissões que terão maior crescimento e declínio líquidos.

Os empregos de maior crescimento estão dominados por funções essenciais para muitas economias.

Os trabalhadores rurais lideram a lista. As tendências de transição verde, incluindo esforços para reduzir emissões de carbono e se adaptar à crise climática, gerarão um crescimento que criará 34 milhões de novos empregos até 2030, somando-se aos 200 milhões de trabalhadores rurais existentes. O aumento no acesso digital e o custo de vida crescente também estão contribuindo para o crescimento dessa profissão.

Motoristas de entrega, desenvolvedores de software, trabalhadores da construção civil e vendedores de lojas completam os cinco primeiros da lista.

Trabalhadores do processamento de alimentos também estão entre os empregos de maior crescimento, enquanto cargos na área de cuidados – incluindo enfermeiros, assistentes sociais e profissionais de aconselhamento – devem crescer significativamente nos próximos cinco anos. Isso pode ser explicado por tendências demográficas, especialmente o envelhecimento da população em idade ativa, afirma o relatório.

Fonte: World Economic Forum

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista, empreendedor, Top Voice LinkedIn e fundador da plataforma Homework. Se você curtiu esse vídeo e quer receber conteúdos exclusivos, assine sua newsletter aqui, é grátis: andreforastieri.com.br

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade