Programa afirmativo para empreendedores busca startups
Potencia UP é o programa de bolsas de estudo em inglês e mentorias para empreendedores sub-representados em Venture Capital
No Brasil, as mulheres representam 52% da população e as pessoas negras são 54%. Apesar de maioria populacional, esses dois grupos recebem menos de 2% do capital investido por Venture Capital, indicando uma desigualdade desproporcional na alocação de recursos.
Com o cenário de retração da economia global, seguido da alta taxa de juros, o volume dos investimentos de risco diminuiu e está ainda mais restrito.
Diante disso, a Potencia Ventures, grupo de investimento de impacto, resolveu abordar essa lacuna de mercado lançando o Potencia UP, um programa afirmativo para empreendedores diversos como mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIA +, pessoas com deficiência, periféricas ou 60+.
Como funciona o Programa Potencia UP
O programa vai selecionar 20 startups com impacto em educação ou empregabilidade que tenham, pelo menos, um MVP (mínimo produto viável).
Todas essas empresas passarão, durante um ano, por uma comunidade de benefícios e integração para construção de capital financeiro, intelectual e educacional, incluindo aulas de inglês, mentorias coletivas e individuais, conexão com investidores e apoio na estruturação da rodada.
Durante o período, a Potencia elegerá 5 delas para investimento de até 100 mil dólares, a depender da necessidade da startup. Interessados podem se inscrever no link até 30 de novembro.
“Os nossos investimentos são mais diversos do que a média da indústria de VC, mas ainda há espaço para impulsionarmos a iniciativa, considerando as particularidades das populações dos países em que investimos”, comentou Itali Collini, diretora do Potencia Ventures no Brasil.
Com atuação pautada em propósito, transparência e proximidade com as investidas, a Potencia Ventures acredita que investir em startups em estágio pré-seed é essencial se o investidor deseja atrair mais empreendedores diversos. Desta forma, um programa como o Potencia UP poderia mitigar alguns riscos do investimento em estágio inicial e gerar alto retorno financeiro a longo prazo.
Fundada em 2002 por Kelly Michel, a Potencia Ventures é um grupo global pioneiro em investimento de impacto que investe em fundos de Venture Capital e startups early stage. Em 2005, a Potencia financiou a primeira aceleradora de impacto do Brasil, a Artemisia, da qual Kelly foi co-fundadora e permaneceu na operação até 2010. Em 2009, a Potencia também catalisou o primeiro fundo de venture capital de impacto brasileiro, a Vox Capital.