Projeção para IPCA, Lula em Portugal e mais balanços das empresas: confira a agenda que esquenta o mercado hoje
Semana começa com mais uma alta nas projeções para o Indicador de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e uma redução da expectativa par a cotação do dólar.
Além disso, viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Portugal e mais resultados de empresas divulgados aqui no Brasil e no exterior estão entre os destaques da agenda desta segunda-feira (24).
Não fique de fora dos assuntos que devem movimentar o mercado financeiro hoje e nesta semana:
Boletim Focus atualizado
O Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado hoje, apontou a quarta alta consecutiva na projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), termômetro tangente à inflação. Mais uma vez, o avanço foi de 0,03 pontos percentuais, atingindo 6,04%.
Para o próximo ano, a projeção se manteve em 4,18%. Para os anos de 2025 e 2026, as estimativas também não alteraram, ficando em 4% para os dois anos, de acordo com o BC.
Além disso, o mercado estima uma estabilidade com a Selic, taxa básica de juros, com uma possível redução de 12,75% para 12,50% ao ano. Ao mesmo tempo, os especialistas consultados pelo BC seguem esperando uma taxa de 10% ao ano para 2024, mesma expectativa há nove semanas.
Por fim, o Boletim Focus reduziu as projeções do dólar para 2023 e também para o ano que vem, com uma previsão de câmbio de R$ 5,20 para esse ano e R$ 5,25 para o próximo.
Lula em Portugal
O presidente Lula deu início na sexta-feira à sua visita a Portugal. O representante já se encontrou com o presidente português Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro, António Costa. Hoje pela manhã foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), prevendo uma cooperação econômica entre os países.
Para hoje, o presidente estará presente em um fórum com empresários portugueses e brasileiros, além de aparecer na premiação do Prêmio Luís de Camões o compositor e escritor Chico Buarque.
IPC-S da terceira quadrissemana de abril
Para abrir essa segunda-feira de manhã, a FGV divulgou o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) da terceira quadrissemana de abril de 2023. De acordo com o órgão, o valor variou 0,43%, acumulando uma alta de 3,37% nos últimos 12 meses.
Resultados do 1T23 na bolsa brasileira
Ao longo dessa semana serão divulgados os balanços do primeiro trimestre de empresas listadas na B3 (B3SA3), como a Vale (VALE3), Santander (SANB11) e as aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4). Acompanhe todos na Agenda de Balanços do Suno Notícias.
Lei complementar do arcabouço e CPIs.
A votação para implementação do novo arcabouço fiscal deve ir diretamente ao plenário, mas a instalação de CPIs podem roubar alguma energia da pauta econômica. As CPIs dessa semana que devem ficar nos holofotes da semana são: a CPI mista dos atos do 8 de janeiro, caso da Americanas, manipulação dos resultados do futebol e o MST.
Mais balanços nos EUA e Fed de Chicago
Nos Estados Unidos, a divulgação de balanços trimestrais segue agitada, com Coca-Cola (COCA34) e Whirpool (WHRP34) antes do pregão e First Republic Bank (F1RC34) após o encerramento.
Além disso, o Índice de Atividade Nacional do Federal Reserve de Chicago, medidor de atividade econômicas e pressões inflacionárias também será divulgado hoje.
PIB da Coreia do Sul
Pela noite, às 20 horas no horário de Brasília, o PIB da economia sul-coreana é apresentado pelo Banco da Coreia (BoK).
IFO na Alemanha
O instituto alemão IFO divulgou nessa segunda-feira o índice de sentimento das empresas da Alemanha (do inglês, Business Climate Index). Os registros apontam um aumento de 93,2 pontos em março para 93,6 pontos em abril, atingindo o maior nível desde fevereiro do ano passado. Ainda abaixo das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta do índice a 93,8 pontos.