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Projeto do túnel Santos-Guarujá chega ao TCU; governo federal prevê início das obras para 2025

Obras para conexão entre as duas cidades por baixo do mar devem custar mais de R$ 6 bilhões

30 dez 2024 - 12h37
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BRASÍLIA - O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) entregou nesta segunda-feira, 30, o projeto do Túnel Santos-Guarujá para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). O empreendimento, que deve custar mais de R$ 6 bilhões, será financiado em parceria com o governo do Estado de São Paulo.

Projeto do túnel que ligará cidades no litoral de São Paulo
Projeto do túnel que ligará cidades no litoral de São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr/Divulgação / Estadão

A previsão do governo federal é de que as obras sejam iniciadas já em 2025. Antes disso, o TCU precisa dar aval ao projeto. A proposta prevê a concessão do túnel à iniciativa privada, de forma a garantir a manutenção ao longo de 30 anos. Após a análise no TCU, será lançado o edital de leilão, último passo antes do início da construção.

"Essa obra é fundamental para ajudar na mobilidade urbana e na qualidade de vida da Baixada Santista e, principalmente, vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano", afirmou, em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O projeto prevê a construção de um túnel, instalado embaixo do mar, entre as cidades de Santos e Guarujá, ambas em São Paulo. O túnel deve ter cerca de 870 metros de extensão, com 21 metros de profundidade. Esse é o primeiro modelo de túnel embaixo do mar na América Latina.

Em março de 2024, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o governo de São Paulo, abriu consulta pública para o projeto do túnel imerso.

Em setembro, o ministério realizou uma sondagem de mercado para consultar investidores sobre a viabilidade de novas emissões ou propostas.

O trecho vai ligar os bairros do centro e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista - três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Projeto do túnel que ligará cidades no litoral de São Paulo
Projeto do túnel que ligará cidades no litoral de São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr/Divulgação / Estadão
Estadão
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