Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Projeto reduz IR de quem fizer doações para áreas de segurança, saúde e educação

Texto do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) está em análise na Câmara

26 jul 2023 - 19h09
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que as pessoas físicas ou jurídicas que fizerem doações para as áreas de segurança pública, saúde e educação tenham direito a pagar menos imposto de renda. A proposta, de autoria do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), está em análise na Casa.

De acordo com o texto do PL 528/23, o benefício seria concedido para doações feitas aos órgãos ou instituições públicas da área. Para pessoas físicas, o limite será de 6% do IR devido. Já no caso das empresas, o teto é de até 5% do lucro bruto operacional.

As doações podem ser realizadas diretamente aos órgãos ou por meio dos fundos setoriais vinculados aos entes federativos – tanto nacionais, quanto estaduais e municipais. São eles: o Fundo de Segurança Pública, o Fundo de Saúde e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ou os fundos Estadual ou Municipal de Educação. 

Segundo o deputado, o objetivo da proposta é estimular a entrada de recursos extras para as áreas.

"Para que pessoas e empresas sintam-se atraídas a canalizarem recursos em prol da segurança pública, da saúde e da educação, de modo que seu custeio deixe de ser exclusivamente estatal", justifica.

O projeto ainda precisa passar por votação na Câmara. Caso passe no plenário, seguirá para o Senado. Se o projeto sofrer emendas ou modificações, ele voltará para análise da Câmara. O texto ainda terá que passar pela sanção do presidente para ser promulgado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade