Projeto reduz IR de quem fizer doações para áreas de segurança, saúde e educação
Texto do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) está em análise na Câmara
Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que as pessoas físicas ou jurídicas que fizerem doações para as áreas de segurança pública, saúde e educação tenham direito a pagar menos imposto de renda. A proposta, de autoria do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), está em análise na Casa.
De acordo com o texto do PL 528/23, o benefício seria concedido para doações feitas aos órgãos ou instituições públicas da área. Para pessoas físicas, o limite será de 6% do IR devido. Já no caso das empresas, o teto é de até 5% do lucro bruto operacional.
As doações podem ser realizadas diretamente aos órgãos ou por meio dos fundos setoriais vinculados aos entes federativos – tanto nacionais, quanto estaduais e municipais. São eles: o Fundo de Segurança Pública, o Fundo de Saúde e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ou os fundos Estadual ou Municipal de Educação.
Segundo o deputado, o objetivo da proposta é estimular a entrada de recursos extras para as áreas.
"Para que pessoas e empresas sintam-se atraídas a canalizarem recursos em prol da segurança pública, da saúde e da educação, de modo que seu custeio deixe de ser exclusivamente estatal", justifica.
O projeto ainda precisa passar por votação na Câmara. Caso passe no plenário, seguirá para o Senado. Se o projeto sofrer emendas ou modificações, ele voltará para análise da Câmara. O texto ainda terá que passar pela sanção do presidente para ser promulgado.