Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são as principais obrigações da franquia com o franqueado? 

Nicolas Almeida dá dicas e orientações sobre a relação entre franquia e franqueado

18 mar 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Quando se pensa em abrir uma franquia, é comum que o empreendedor tenha dúvidas sobre as responsabilidades e obrigações de cada parte envolvida no negócio. Para auxiliar nesse processo, a Focus Franquias, empresa especializada em franquias e que tem como propósito auxiliar o crescimento de negócios por meio do franchising, destaca a importância da atuação da franqueadora em todo o processo de comunicação entre a franquia e o franqueado.

De acordo com a Lei nº 8.955, conhecida como Lei de Franquias, a franqueadora é responsável por repassar o know-how ao franqueado, trazendo para ele processos operacionais, equipamentos ideais e fornecedores que sejam capazes de manter o padrão de qualidade de entrega ao cliente final. Além disso, a empresa deve auxiliar na implantação de treinamentos e manuais, garantindo que o franqueado esteja apto a operar o negócio de acordo com os padrões estabelecidos.

Outro ponto fundamental é a transparência na relação entre as partes. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que deve ser entregue ao franqueado antes da assinatura do contrato, contendo informações importantes sobre a franquia, como histórico da empresa, investimento necessário, taxas, royalties, entre outros. A COF é uma ferramenta que garante a segurança e a clareza na relação entre franqueadora e franqueado.

Atendimento personalizado

Segundo Nicolas Almeida, sócio-diretor da Focus Franquias, a proximidade e o atendimento personalizado são fatores cruciais para o sucesso de uma franquia. 

“É fundamental que a franqueadora se preocupe em criar uma 'máquina' de vendas capaz de auxiliar a rede a expandir, captando clientes e entregando qualidade para eles. Além disso, é importante que a empresa esteja sempre disponível para ouvir e atender as demandas dos franqueados, buscando soluções conjuntas para os desafios que possam surgir”, destaca Nicolas.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental nesse processo. Com o avanço da transformação digital, é essencial que as franqueadoras estejam preparadas para oferecer suporte aos franqueados por meio de ferramentas tecnológicas, como sistemas de gestão e plataformas de comunicação, que facilitem a troca de informações e o acompanhamento dos resultados.

“Hoje, no mercado, há muitas empresas que, apesar do alto crescimento em número de unidades, não conseguem oferecer o suporte necessário, o que afeta, a médio e longo prazo, a saudabilidade da marca, podendo causar sérios prejuízos futuros tanto aos franqueadores como aos franqueados. Por isso, é fundamental que as franqueadoras tenham um crescimento sustentável, na medida do que conseguem entregar em relação ao suporte e às expectativas dos franqueados”, ressalta Almeida.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade