Qual o banco socialmente mais responsável da América Latina?
Revista britânica Euromoney concede prêmio a banco equatoriano de 117 anos que fornece créditos para mulheres empreendedoras e para o setor agrícola
O Banco Pichincha, com 117 anos de história e operações na Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Peru e Equador, foi recentemente reconhecido com o prêmio de melhor responsabilidade corporativa da América Latina nos Prêmios de Excelência 2023 concedidos pela revista britânica Euromoney.
O banco também se destacou por abordar setores que foram negligenciados pelo sistema financeiro, buscando inclusão financeira para pessoas de baixa renda. Eles desenvolveram a rede "Mi Vecino", com mais de 8 mil correspondentes não bancários que fornecem serviços bancários em áreas rurais e periféricas, algumas conectadas via internet via satélite.
No setor agrícola, o Banco Pichincha ajudou no crescimento da Floraroma, uma empresa florícola que exporta rosas para vários países. Eles concederam créditos para ampliar suas plantações, permitindo que a empresa crescesse e empregasse cerca de 450 pessoas, quase metade delas mulheres.
O Banco Pichincha tem metas ambiciosas, incluindo eliminar o uso de dinheiro em espécie por meio da digitalização para facilitar o acesso a serviços financeiros e melhorar as condições de vida dos equatorianos./EFE