Qual visto permite morar nos EUA e ter retorno do valor investido
Para ajudar a entender como obter sucesso na aplicação do visto, advogado separou seis dicas
O visto EB-5 é uma opção de residência permanente nos Estados Unidos que oferece flexibilidade quanto a administração de empreendimentos, retorno financeiro e qualidade de educação e serviços de saúde.
O visto EB-5 é uma opção atraente para estrangeiros que desejam obter residência permanente nos Estados Unidos. Com um processo mais rápido e menos burocrático comparado ao EB-2, essa modalidade acelera de forma significativa o processo de imigração do solicitante e de seus familiares, eliminando as longas filas de espera.
A categoria também não exige uma oferta de emprego, permitindo que os investidores administrem seus próprios negócios ou invistam em projetos já existentes.
De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, esta flexibilidade, aliada à possibilidade de retorno do capital investido e potencial de lucratividade, torna o visto uma escolha inteligente para aqueles que buscam novas oportunidades.
“É o caminho mais fácil e rápido para a obtenção do Green Card, permitindo que toda a família viva, trabalhe e estude nos Estados Unidos”, revela.
Segundo Toledo, essa categoria de visto facilita o acesso a uma educação de alta qualidade e aos serviços de saúde disponíveis no país.
“Imigrantes que têm sucesso na solicitação de um EB-5 possuem, por exemplo, descontos nas principais escolas e universidades do país, sendo um grande atrativo para pais que buscam uma educação mais robusta para seus filhos”, pontua.
O caminho para a qualificação
Para se qualificar, os interessados devem realizar um investimento em um projeto comercial nos EUA, com um mínimo de US$ 1 milhão. Esse valor pode ser reduzido para US$ 900 mil se o montante for destinado para uma área de emprego indicada pelo governo.
“Esses esforços são direcionados para projetos que estimulam a economia americana, criando empregos e oportunidades locais”, explica o especialista.
Os projetos de Centros Regionais apresentam uma maior adesão por parte dos aplicantes, por já possuírem a aprovação do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e uma estrutura de investimento estabelecida, o que facilita a criação de empregos.
“Os investidores podem optar por uma participação passiva, permitindo que profissionais experientes gerenciem o projeto”, afirma. "Além de lucros diretos do empreendimento, o retorno financeiro pode incluir a valorização do capital, distribuição de dividendos, ou mesmo a venda do empreendimento após um período determinado, o que pode ser potencializado por meio de uma consultoria especializada.”
Para ajudar a entender um pouco mais sobre como obter sucesso na aplicação do visto, o advogado separou seis dicas:
• Escolha do Projeto: invista em projetos bem estruturados e aprovados por Centros Regionais, preferencialmente aqueles com histórico de sucesso e alta taxa de aprovação;
• Consultoria Jurídica: contrate um advogado especializado para orientação adequada durante todo o processo;
• Comprovação de Fundos: assegure-se de que todos os fundos investidos tenham origem legítima e documentação comprobatória detalhada;
• Criação de Empregos: garanta que o projeto escolhido atenda ao requisito de criar pelo menos 10 empregos em tempo integral para trabalhadores americanos;
• Documentação Completa: prepare e organize todos os documentos necessários, incluindo extratos bancários, registros de impostos e comprovações de negócios;
• Monitoramento Contínuo: acompanhe regularmente o progresso do investimento e da criação de empregos para assegurar a conformidade com os requisitos do EB-5 e maximizar as chances de sucesso.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.