Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quatro conselhos para que alimentos durem mais na geladeira

12 dez 2015 - 19h07
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: BBC Brasil/Thinkstock

Se você é do tipo de pessoa que coloca os alimentos na geladeira sem pensar muito sobre isso, com certeza já encontrou alguma vez um legume coberto por mofo.

Isso pode acontecer quando descuidamos do que há no refrigerador - e pode ser uma fonte de bactérias de todos os tipos se não tomarmos alguns cuidados, porque a geladeira até atrasa o surgimento destes microorganismos, mas não os evita por completo.

Confira a seguir algumas dicas para para conservar alimentos por mais tempo.

1. Controle a temperatura

Foto: BBC Brasil/Thinkstock

O primeiro fator a levar em conta é um bom controle da temperatura do refrigerador. Se ela muda e esquenta, é possível que surjam micróbios.

A geladeira não deve ficar a mais do que 4ºC. Mas também não deve ficar muito fria, no caso das frutas e hortaliças - a recomendação é que estes alimentos não sejam guardados a menos de 0ºC.

Evite deixar que os alimentos fora do refrigerador por muito tempo após comprá-los, sobretudo se forem congelados.

Também nunca ponha alimentos quentes dentro dela, porque isso aumenta a temperatura da comida ao lado, o que fará com que estraguem mais rápido.

Isso ainda eleva o consumo de energia, porque o eletrodoméstico precisa de mais potência para manter a temperatura baixa.

Por fim, não tampe as saídas de ar da geladeira para manter seu bom funcionamento.

2. Coloque os alimentos em seus devidos lugares

Foto: BBC Brasil/Thinkstock

A parte mais fria da galeira fica embaixo, por isso, é ali que devem guardados alimentos delicados, como frutos do mar e carnes, que devem ser conservados em temperaturas mais baixas.

Nas gavetas, ponha as frutas e verduras. Assim, evita-se que estejam expostos a temperaturas menores do que 0ºC. Se vierem em pacotes, tire-as deles, porque assim ficam úmidas e estragam mais rapidamente.

Na parte do meio, onde a temperatura costuma ficar em torno de 4ºC e 5ºC, vão os alimentos que precisam de menos frio, como laticínios. A parte superior e a porta são as regiões menos frias. Ali devem ir os alimentos que estão em embalagens.

A porta é o local mais vulnerável a mudanças de temperatura. Coloque nela as bebidas, a manteiga, os molhos e outros alimentos embalados. Um erro comum é guardar nela leite e ovos, que estragam mais facilmente.

Alguns alimentos ainda liberam, ao amadurecer, um gás sem cheiro, o etileno, que pode estragar outros que entrem em contato com ele. Isso ocorre por exemplo com as frutas, que, assim, fazem as verduras estragarem. É bom evitar que fiquem próximas.

3. Lembre-se dos tempos de armazenamento

Nem todos os alimentos duram o mesmo tempo quando estão armazenados, e é preciso levar isso em conta ao consumí-los.

Embutidos e carnes de frango, peru, porco ou vaca, quando cruas, duram só um ou dois dias. Sopas, hambúrguer e preparações com carne moída também.

Se já tiverem sido cozidas, as carnes de vaca, cordeiro ou porco duram entre três e cinco dias, assim como os ovos crus e com casca.

Foto: BBC Brasil/Thinkstock

4. Mantenha a ordem e a limpeza

Será mais seguro consumir os alimentos da geladeira se eles estiverem bem arrumados e você não sobrecarregar o aparelho, porque isso limita a circulação de ar frio.

Outro ponto importante é limpar na mesma hora algum líquido que seja derramado, pois dá menos chances para as bactérias se desenvolverem, evitando que alimentos sejam contaminados.

Reveja o que está no refrigerador uma vez por semana e retire o que estiver estragado. E não se esqueça de, neste momento, aproveitar para checar prazos de validade.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade