Que suspeitas recaem sobre Bolsonaro em relação às vacinas?
O ex-presidente foi à Polícia Federal prestar depoimento, se ele teve ou não algum envolvimento, em suposta fraude nos sistemas do Ministério da Saúde.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à Polícia Federal por volta das 13h30 desta terça-feira(16) para prestar depoimento sobre as suspeitas de fraudes em seu cartão de vacinação que recaem sobre ele. A PF investiga se ele teve ou não algum envolvimento na suposta fraude, que aconteceria nos sistemas do Ministério da Saúde.
⏯️ Veja o momento em que Jair Bolsonaro (PL) chega à PF para depor sobre fraude em cartões de vacina. pic.twitter.com/GjItqGe661
— Metrópoles (@Metropoles) May 16, 2023
De acordo com apuração dos agentes, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e outros assessores próximos, teriam colaborado para emitir certificados falsos de vacinação contra a Covid-19 não apenas para Bolsonaro, mas também, para sua filha, Laura. O objetivo seria garantir a entrada de ambos nos Estados Unidos no final de 2022.
Há duas semanas, quatro pessoas ligadas a Bolsonaro foram presas. A dúvida agora é se Bolsonaro teria algum conhecimento deste esquema ou algum tipo de participação mais ativa.
Desde que voltou ao Brasil, em março, Bolsonaro já foi à sede da PF duas vezes: Para prestar esclarecimentos sobre as joias da Arábia Saudita avaliadas em R$ 16,5 milhões com a tentativa ilegal de entrar com elas no Brasil. e depois sobre os atos de 8 de janeiro, no inquérito em que o ex-presidente é investigado como possível instigador. Agora, Bolsonaro esclarece dúvidas sobre suspeitas em relação às vacinas.