Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Queda no lucro de dona da Shopee ofusca ganhos sólidos com comércio eletrônico

13 ago 2024 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa de tecnologia do sudeste asiático Sea Ltd relatou uma receita maior do que a esperada para o segundo trimestre e elevou sua previsão para sua plataforma de comércio eletrônico Shopee, mas um salto nos custos empurrou o lucro para abaixo das estimativas.

Logo da Shopee na sede da companhia em Cingapura
05/03/2021 REUTERS/Edgar Su
Logo da Shopee na sede da companhia em Cingapura 05/03/2021 REUTERS/Edgar Su
Foto: Reuters

Uma desaceleração econômica global forçou a empresa a simplificar seus negócios e cortar milhares de empregos, após a ascensão meteórica da Sea em 2020 e 2021, quando a demanda liderada pela pandemia aumentou as receitas e a ajudou a expandir para além dos mercados do Sudeste Asiático.

A saída da Índia e de alguns mercados da Europa e da América Latina, bem como o aumento das taxas cobradas dos vendedores em sua plataforma, ajudaram a empresa a obter seu primeiro lucro anual no ano passado.

No segundo trimestre, entretanto, suas despesas operacionais totais aumentaram 29%, chegando a 1,5 bilhão de dólares.

A concorrência acirrada da Tokopedia, uma unidade da GoTo Gojek Tokopedia, da Indonésia, e da Temu, uma unidade da PDD Holdings da China, levou a um aumento nos gastos com marketing da Shopee, de acordo com uma nota do J.P. Morgan de junho.

Ainda assim, o presidente-executivo da empresa, Forrest Li, disse que a companhia apresentará um lucro operacional básico ajustado no terceiro trimestre, com a expectativa de que o valor bruto da mercadoria (GMV) para a plataforma cresça em cerca de 25% este ano. Sua previsão anterior, de março, era de um crescimento do GMV em 2024 na faixa dos 10%.

A receita do comércio eletrônico, que representa cerca de dois terços do total da empresa, cresceu 34%, chegando a 2,8 bilhões de dólares, acima das expectativas dos analistas de 2,68 bilhões de dólares, de acordo com dados da LSEG.

As reservas em seu segmento de entretenimento digital, que inclui a unidade de jogos Garena, cresceram 21% mais do que o esperado, enquanto as vendas de seu negócio de serviços financeiros SeaMoney aumentaram 21,4%, um pouco abaixo das estimativas.

A receita total da Sea aumentou 23%, para 3,81 bilhões de dólares no trimestre encerrado em 30 de junho, superando as estimativas de 3,71 bilhões de dólares, enquanto seu lucro líquido diminuiu para 79,9 milhões de dólares, ante 331 milhões de dólares no ano passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade