Quem é Nathalia Arcuri, influencer que demitiu metade dos funcionários
O que aconteceu na equipe da influenciadora de finanças é reflexo de crise que já afetou Primo Rico e até startups
A crise no mundo dos influenciadores da área de finanças fez mais uma vítima: Nathalia Arcuri, do Me Poupe!, precisou demitir quase metade de sua equipe. Depois do Primo Rico, que no fim de 2022 demitiu 20% de toda sua equipe, agora é Nath que entrou na onda das demissões.
No último dia 27 de janeiro, Nath demitou metade de sua equipe, que era formada por 140 pessoas. A empresa Me Poupe! justificou a ação informando que passa por uma reestruturação interna.
“A Me Poupe!, fundada em 2015 com o propósito de democratizar a educação financeira e ajudar as pessoas a assumirem o controle de suas decisões, passa por uma reestruturação que demandará reorganização de equipe e investimentos. Esse movimento exige outras formações e competências técnicas do time, o que motivou a difícil decisão de realizar os desligamentos mencionados”, informou nota oficial da empresa, publicada no UOL.
Mas, afinal, quem é Nathalia Arcuri?
Nath é jornalista, influenciadora de finanças e lançou o Me Poupe! em formato de blog, em 2015. De lá pra cá, o projeto virou canal no YouTube, livros, podcasts, cursos e reality shows na TV aberta.
Ela tem uma quantidade importante de seguidores nas redes sociais, sendo 7,4 milhões de inscritos no seu canal do YouTtube, 2,1 milhões de seguidores no Instagram do Me Poupe! e 3,4 milhões de seguidores na conta pessoa da Nath. Ela mantém também perfis no Twitter (148 mil seguidores) e no LinkedIn (388 mil).
Na TV aberta, ela apresentou o reality show Me Poupe! na Band e o programa Me Poupe! na RedeTV. Vale destacar ainda que ela lançou dois livros: "Me Poupe! 10 Passos pra Nunca Mais Faltar Dinheiro no seu Bolso" e "Guia Prático Me Poupe!"
Oriunda de uma família de classe média, Nath começou junta dinheiro desde que tinha apenas 8 anos de idade e conseguiu seu primeiro R$ 1 milhão em 2017, aos 32 anos.
Onda de demissões em massa
Já batizada de Crise das Big Techs, a onda global de demissões do setor é reflexo direto da pandemia do Covid-19. São diversas as empresas da área de tecnologia que fizeram redução drástica de suas equipes, incluindo grandes players como XP (que deve chegar a 1 mil demitidos) e PagBank (que deve chegar a 500 demitidos).
Já no Primo Rico (canal de finanças pessoais e investimentos), empresa liderada pelos influenciadores Thiago Nigro e Bruno Perini, foram duas ondas de demissões em 2022, totalizando 20% de todo o time ― o equivalente a 90 pessoas despedidas.
A Empiricus, conhecida por relatórios de empresas de capital aberto e Bolsa de valores, também fez um corte em 2022, com 100 pessoas demitidas.
Em comum, todas elas defendem que estão passando por uma reestruturação para trabalhar de forma mais enxuta, como reflexo das incertezas econômicas.
Até o momento, segundo o site Layoffs, cerca de 76 mil pessoas foram demitidas por 234 empresas ao redor do mundo.