Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer abrir um negócio com um amigo? Veja dicas do que fazer para a parceria dar certo

Além de dividir lucro, problemas e responsabilidades, uma sociedade bem sucedida requer sócios com valores semelhantes

26 ago 2024 - 05h00
(atualizado em 27/8/2024 às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
"Sociedade é igual a casamento. É a melhor coisa do mundo, mas você precisa só ‘acertar a mão’", diz especialista.
"Sociedade é igual a casamento. É a melhor coisa do mundo, mas você precisa só ‘acertar a mão’", diz especialista.
Foto: Canva / Perfil Brasil

"Amigos, amigos, negócios à parte"? O significado desta frase diz respeito ao risco de se perder uma amizade por causa dos negócios. Mas será que precisa ser tão determinante assim, ou é possível iniciar um negócio com um amigo e fazer dar certo?

Passe mais credibilidade aos clientes com o e-mail profissional do Terra. A partir de R$ 12,50/mês

"Sociedade é igual a casamento: é a melhor coisa do mundo, mas você precisa só 'acertar a mão' , ou seja, analisar bem alguns fatores para esta boa decisão de caminhar a dois nos negócios", explica Leonardo Loureiro, especialista em educação empresarial e gestão de pessoas.

Em entrevista ao Terra, ele destaca que uma sociedade bem sucedida requer visões de mundo semelhantes entre os sócios, além de pensamentos e habilidades complementares. Outra recomendação, desta vez do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é verificar se ambos compartilham os mesmos objetivos de negócio.

"Deixe claro os seus objetivos; se um de vocês quer construir um negócio para durar décadas, e o outro tem o objetivo de criar um negócio de alto crescimento que poderá ser adquirido por outra empresa dentro de um ano ou dois. Estas diferenças fundamentais nas estratégias de crescimento certamente vão levar a grandes conflitos", diz a cartilha do Sebrae.

Lucro, problemas e responsabilidades

Leonardo Loureiro diz que ninguém acorda pela manhã querendo dividir lucro. Portanto, ao buscar uma sociedade, a pessoa deve entender também que será necessário dividir problemas e responsabilidades. O sócio pode ser alguém com habilidades complementares à sua ou um investidor, que aporta o dinheiro para o negócio começar.

"Por exemplo, você é ótimo em vendas e prospecção e seu sócio lhe complementa no estratégico ou é muito bom no financeiro. Então, antes mesmo de buscar uma sociedade, pergunte-se: 'Eu consigo contratar alguém para fazer esta função?' Se sim, busque essa pessoa no mercado; se não, busque um sócio para lhe complementar", exemplifica.

Para esta parceria dar certo, antes mesmo de buscar as competências acima, o especialista em educação empresarial e gestão de pessoas afirma que é fundamental o sócio/parceiro escolhido ter:

  • Caráter e integridade;
  • Resiliência aos desafios vindouros no negócio; 
  • Gana e obstinação para crescer;
  • Valores de vida alinhados aos seus;
  • Aceitar ser cobrado pelos resultados do negócio e cobrar de volta também; 
  • Ter as regras claras do papel de cada um dos sócios no negócio, pois essa clareza é fundamental para cada um saber bem sua posição de destaque e atuação. 

"Assim como um casamento, na sociedade haverão dias de desconforto e desentendimentos. Esteja preparado para resolver estes desconfortos com seu sócio sempre. De muitas sociedades que vi terminarem, a maioria foi pelo acúmulo de desconfortos e falta de realinhamento. Sociedades que dão certo estão sempre realinhando a rota", finaliza.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

O caminho para construir um negócio de sucesso O caminho para construir um negócio de sucesso

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade