Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer entrar no mercado musical? E-book dá dicas para a carreira

26 ago 2024 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários
Quer entrar no mercado musical? E-book dá dicas para a carreira
Quer entrar no mercado musical? E-book dá dicas para a carreira
Foto: The Music Journal

Muitas pessoas desejam entrar no mercado musical, seja para trabalhar como músicos, produtores e até mesmo como artistas ou fazer parte de uma banda. Contudo, os caminhos para ingressar nesta arte e ter uma carreira nela nem sempre foram claros.

Com base nisso, o jornalista e pesquisador musical Marcelo de Assis desenvolveu um e-book intitulado Como Iniciar no Mercado Musical, que serve como um guia básico para entender os modelos de negócios no entretenimento musical e para aqueles que desejam seguir uma carreira nesta indústria, passe a conhecer todos os detalhes que a cercam, desde o que é o mercado musical, passando a entender melhor o papel das gravadoras, selos, os formatos para consumir música, até o marketing e gerenciamento de carreira.

Foto: Divulgação / The Music Journal

Como Iniciar no Mercado Musical também explicará como funciona o licenciamento e distribuição de obras musicais, as mudanças que a indústria sofreu durante o período de transição do formato MP3 para o streaming, bem como será um auxiliador para aqueles que querem registrar suas músicas nas instituições que realizam esse trabalho.

Em oito capítulos, a publicação orientará seus leitores a entender o papel de plataformas de vídeos como o YouTube e TikTok e como elas impactam na carreira de artistas e criadores de conteúdo.

Como Iniciar no Mercado Musical já está disponível em formato digital na plataforma HeroSpark pelo valor de R$ 75.

Entenda como o TikTok está transformando o mercado musical

Há várias décadas, quando se pensava em gravar um álbum em um determinado estúdio, era possível imaginar uma suntuosa sala com mesas, microfones, instrumentos musicais de todos os tipos, ou seja, todo o aparato necessário para que uma obra musical tomasse a sua devida forma.

Os tempos passaram, o advento digital chegou para ficar, revolucionando o mercado já no inicio dos anos 2000 com o surgimento do MP3 e, sucessivamente, vieram as plataformas digitais que hoje são determinantes para o ecossistema do mercado musical na divulgação de artistas pilares.

Agora, com o surgimento do TikTok, temos um novo modelo de gravação de áudio. A plataforma social se transformou em um verdadeiro estúdio para novos artistas, onde eles podem ter seu brainstorm e gerar novas melodias e inúmeras formas de colaboração artística.

Uma interessante análise realizada por Kriss Thakar para o site MiDiA Research, nos dá um novo horizonte de como essas novas gravações podem surgir e como a criação musical pode ser desenvolvida da mesma forma que se fosse aplicada em um grande estúdio musical.

Existe um recurso no TikTok que se chama Music Machine, que é uma ferramenta de produção musical MIDI baseada em loop alocada no aplicativo. Ela conta com quase 700 milhões de usuários ativos. Com base neste programa, Kriss Thakar conclui que "a mídia social está se tornando um estúdio social".

Aliado ao Music Machine, a enorme série de vídeos #duet se aproxima de 2 trilhões, que incluem registro audiovisuais criativos das mais variadas nuances. É aí que o conceito "estúdio" toma forma no TikTok: o usuário consegue criar e desenvolver suas obras dentro de um grande fator exponencial de compartilhamento. Em outras palavras: o usuário cria a obra e ela ganha distribuição de forma rápida e eficaz, o que você poderia realizar em um player de mercado dentro de várias etapas.

"Fazer música está se tornando incorporado ao entretenimento a ponto de sua função principal se tornar uma proposta de entretenimento em si. As ferramentas de criação e os canais de consumo estão se tornando um e o mesmo. O estúdio social é a personificação de uma onda de comportamento prosumer (indivíduos que tanto consomem quanto produzem)", analisa Kriss Thakar.

Outro fator curioso é que toda essa cadeia de criação, acaba colaborando para que o artista seja notado por grande players de mercado como as gravadoras, aliás, com o sucesso de compartilhamento dessas criações neste sofisticado "estúdio social", os números sempre caem bem em um acordo comercial com empresas musicais.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade